Prefeitura promove circuito de saúde com foco na prevenção da obesidade e combate ao sedentarismo

27/03/2024 17h40

Moradores do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, participaram de um circuito de saúde promovido pela Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira, 27/3, com foco na prevenção da obesidade e no combate ao sedentarismo. Na atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os usuários realizaram atividades físicas e tiveram acesso a serviços de saúde e orientações sobre alimentação saudável e outros temas voltados à promoção do bem-estar e qualidade de vida.

A ação ocorreu das 7h30 às 11h, iniciando com uma caminhada que saiu da sede do Distrito de Saúde Leste da Semsa e seguiu até a quadra poliesportiva Casinha Branca, onde os moradores participaram de aulão de ginástica e alongamento. No local, os profissionais de saúde do Disa Leste orientaram os usuários sobre os efeitos da obesidade, alimentação equilibrada, hábitos para uma vida saudável, entre outros temas.

Também na ação, foram ofertados diversos serviços de saúde, entre eles aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de peso e altura; cálculo do índice de massa corporal (IMC), que indica condições de sobrepeso e obesidade, e do percentual de gordura; e sessões de auriculoterapia, ventosaterapia e quiropraxia.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias da Semsa, Lílian Paula Lima, explica que a obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo fator de risco para outros agravos, como doenças cardiovasculares e diabetes. A adoção de hábitos de vida saudáveis, ela aponta, faz parte das medidas para prevenção e tratamento da condição.

“É importante que a população adote e incorpore no seu dia a dia esses hábitos, que incluem a prática de atividades físicas e a alimentação equilibrada, com uma dieta rica em proteína e pobre em gorduras. Isso faz com que a qualidade de vida do usuário melhore a cada dia”, relata.

Lílian orienta a população a buscar as unidades da rede básica de saúde para esclarecer dúvidas e receber direcionamento quanto a estratégias e cuidados para o controle do peso. Conforme a servidora, a Semsa realizou 40.352 atendimentos a usuários em condições avaliadas como obesidade, em 2023. No ano anterior, foram 28.737 atendimentos.

“Na avaliação com médicos, nutricionistas, enfermeiros, profissionais de educação física, o usuário vai ter uma orientação individual para o seu caso, conforme seu IMC e condições de vida”, afirma.

Campanha

O circuito de saúde no bairro Jorge Teixeira marcou o encerramento de uma série de ações desenvolvidas pela Semsa Manaus referentes à campanha “Março Verde”, voltada à sensibilização da população sobre os males da obesidade e do sedentarismo. Neste mês, são celebrados o Dia Mundial da Obesidade, no dia 4, e o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, no dia 10.

O responsável técnico pelo Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias do Disa Leste, André Moisés Cordovil, ressaltou a importância da participação da população nas ações de sensibilização promovidas pela secretaria.

“Foi de extrema importância a presença do público, para que mais pessoas venham a saber sobre os males advindos do excesso de peso, e sejam orientadas para adotar cuidados e hábitos de vida saudáveis, combatendo a vida sedentária e evitando a obesidade”, apontou.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa