Prefeitura de Manaus e Polícia Civil unem forças para promover capacitação da Ronda Ostensiva Municipal

02/02/2024 14h05

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg), realizou, nesta sexta-feira, 2/2,  uma reunião estratégica com o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, e o delegado Alessandro Albino, para solicitação de cursos especializados à recém-criada Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

O titular da Semseg, Alberto Neto, destacou a importância da integração entre as duas instituições, ressaltando a expertise da Polícia Civil em grupamentos especializados, como o Fera. “Com a criação da Ronda Ostensiva Municipal, em Manaus, torna-se crucial que seus membros recebam treinamento de alta qualidade proporcionado por profissionais excelentes da Polícia Civil. Nossa visita, hoje, tem o propósito específico de convidar a Polícia Civil do Amazonas a participar ativamente na formação das rondas municipais ostensivas aqui na cidade”, afirmou Alberto.

A proposta visa proporcionar uma formação de excelência, garantindo que os agentes municipais recebam treinamento diferenciado para desempenharem suas funções com eficácia.

No decorrer do encontro, foi enfatizado a relevância de contar com profissionais qualificados da Polícia Civil na formação das rondas municipais ostensivas. O convite feito durante a reunião ressalta o comprometimento mútuo em fortalecer as forças de segurança locais.

A proposta apresentada inclui a realização de um curso operacional específico para 20 servidores da Romu. Outras forças de segurança, como os agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, também são convidadas a integrar o corpo de instrutores, visando oferecer uma formação que atenda as demandas específicas do trabalho municipal.

“A expectativa é de que essa colaboração resulte em uma equipe mais preparada e eficiente, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população de Manaus”, reforçou o titular da Semseg.

A integração entre os órgãos de segurança e a Guarda Municipal reflete uma abordagem estratégica para enfrentar desafios comuns na segurança pública, demonstrando a importância da colaboração entre diferentes órgãos para fortalecer o sistema de segurança da região.

Texto – Laís Fernandes / Semseg

Fotos – Divulgação/Semseg