Prefeitura estimula abordagem multiprofissional para promoção da saúde bucal infantil

21/03/2024 15h41

#paratodosverem – Médica falando sobre saúde bucal

A relação entre a qualidade do sono e a saúde bucal, a partir de uma abordagem multiprofissional, começou a ser explorada no primeiro módulo do Curso Prevenção e Tratamento dos Transtornos do Sono na Infância, promovido pela Prefeitura de Manaus, que teve início, nesta quarta-feira, 21/3. Com essa formação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) busca a integração das equipes multiprofissionais para reforçar o uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na prevenção e tratamento desses transtornos.

A cerimônia de abertura do evento, aconteceu no auditório do Centro Universitário Fametro, no bairro Chapada, zona Centro-Sul. A representante da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Shirley Passos, destacou que a iniciativa da Prefeitura marca um passo importante no aprimoramento da oferta de serviços da saúde bucal.

“As crianças podem desenvolver muitos transtornos no sono devido a problemas neurológicos, psicológicos, odontológicos e nutricionais que podem ter impacto na saúde bucal. Este curso é uma oportunidade de reunir conhecimentos e trabalharmos de forma articulada com nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais na promoção da saúde integral da criança”, explicou Shirley.

Neste primeiro módulo, a abordagem contempla o impacto de fatores odontológicos, respiratórios, neurológicos, psicológicos e psiquiátricos sobre a saúde bucal das crianças.

O cirurgião-dentista Mauricio Bacarin, cirurgião-dentista de Estratégia Saúde da Família, pontuou que a capacitação será uma oportunidade de enriquecer os conhecimentos considerando a contribuição de outros profissionais de saúde.

“Temos aqui equipes multiprofissionais. São dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e outros. As trocas de conhecimento serão importantes para melhorar a qualidade de vida da família e promover o desenvolvimento infantil como um todo”, acentuou.

A abordagem dos problemas bucais sob uma perspectiva mais ampla também foi elogiada pela chefe da Divisão da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Jeane Leite, que observa que os transtornos do sono na infância, podem levar a diagnósticos equivocados.

“Às vezes se pensa que a criança pode ter algum transtorno como por exemplo TDAH, mas na verdade ela tem um transtorno de sono causado por outras questões que vão se refletir no desenvolvimento da arcada dentária, na área da otorrinolaringologia. Por isso os profissionais de várias as áreas devem atuar em conjunto”, ressaltou.

Na primeira aula do módulo foram contemplados problemas que podem comprometer o desenvolvimento infantil com manifestações durante o sono como abertura de boca e bruxismo. São aspectos que segundo a fonoaudióloga Mariana Pedrett, precisam ser analisados também por outros profissionais para a boa condução do paciente.

“O curso estimula a adoção de uma visão holística no atendimento ao paciente, o que fortalece toda a equipe, que passa a atuar de maneira mais assertiva”.

A capacitação será ofertada para duas turmas de profissionais de saúde da Semsa, com aulas divididas em quatro módulos. A primeira turma terminará sua programação em maio, enquanto a segunda concluirá suas atividades em julho.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Artur Barbosa/Semsa