Prefeitura de Manaus intensifica exames de mama e preventivo na zona Leste, em ação do ‘Outubro Rosa’

07/10/2023 18h09

A Prefeitura de Manaus intensificou a realização de exames clínicos de mama e do exame preventivo em unidades gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Leste, na manhã deste sábado, 7/10, na primeira ação “Dia D do Outubro Rosa”. A iniciativa, que acontece também nos próximos dois sábados de outubro, integra a programação da campanha anual realizada neste mês, voltada à conscientização sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero.

A ação de intensificação alcançou as Unidades de Saúde da Família (USFs) Alfredo Campos, no bairro Zumbi dos Palmares; Amazonas Palhano, no São José; e Leonor Brilhante, no Tancredo Neves; e ainda a Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Leste, instalada no conjunto Nova Floresta. Nas unidades, foi reforçada a oferta de exames clínicos de mama e do exame preventivo do câncer do colo do útero, bem como de mamografias, realizadas diretamente na unidade móvel, ou solicitadas via Sistema de Regulação (Sisreg), no caso das USFs.

“O ‘Outubro Rosa’, é importante lembrar, ocorre o ano todo na Semsa. As unidades de saúde estão sempre abertas para o exame preventivo e solicitação de mamografias, e fazemos diversas ações de educação em saúde entre as usuárias, com foco em prevenção e cuidados”, disse a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas.

Lúcia enfatizou que o reforço nos exames de rastreio e diagnóstico e nas ações de educação em saúde ocorre ainda de segunda a sexta-feira, ao longo deste mês, em todas as unidades da Semsa, algumas das quais atendem em horário ampliado, até as 19h ou 21h.

“O objetivo é fortalecer o diagnóstico precoce do câncer desses tipos que acometem a população feminina, pois, quando diagnosticados em tempo oportuno, são tratados com sucesso”, enfatizou.

A responsável pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher que atende a zona Leste, enfermeira Fabíola Lacerda Ribeiro, assinalou o reforço das estruturas itinerantes para as ações de prevenção do câncer de mama e câncer do colo uterino na atenção básica em Manaus.

“Elas vieram para fazer a diferença, dando mais assistência para a população feminina em zonas de maior demanda, como a zona Leste, em especial na prevenção do câncer de mama, com a oferta de mamografias e exames de ultrassom”, pontuou Fabíola, acrescentando que a prevenção “é um ato de amor”. “É importante prevenir hoje, para não sofrer nenhum tipo de agravo mais à frente”.

A auxiliar de serviços gerais Ivaldina Pinheiro foi uma das atendidas na ação de intensificação realizada na USF Amazonas Palhano. Ela relatou que visita, regularmente, a unidade, onde realiza o preventivo e outros exames ofertados na rede básica.

“É muito importante termos esse cuidado com a gente. Muitas mulheres não gostam, mas é muito importante fazer o preventivo e a mamografia. A mulher tem que se prevenir, se cuidar”, alertou.

Campanha

O “Dia D do Outubro Rosa” integra a programação da campanha anual da Semsa Manaus, que será aberta, oficialmente, na segunda-feira, 9/10, na USF Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul. Na ocasião, será aberta também a campanha “Outubro Verde”, com enfoque na conscientização acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis.

A agenda do Dia D seguirá no próximo sábado, 14/10, na USF Dr. José Rayol dos Santos, no bairro Chapada, gerenciada pelo Distrito de Saúde (Disa) Sul da Semsa; nas USFs Leonor de Freitas, no Compensa, e Deodato de Miranda Leão, no Glória, vinculadas ao Disa Oeste; e na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que atende a zona Oeste.

No dia 21/10, a ação de intensificação será nas unidades coordenadas pelo Disa Norte da Semsa, a clínica da família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, e as USFs Áugias Gadelha, no bairro Cidade Nova, e major PM Sálvio Belota, no Santa Etelvina. Participa da atividade na data ainda a estrutura móvel de saúde da mulher que atende a zona Norte.

Além da intensificação de ações de prevenção e educação em saúde, o “Outubro Rosa”, da Semsa, prevê, ainda, o reforço da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) nas unidades de saúde, além de atividades de educação permanente para profissionais de saúde.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa