Servidores da prefeitura apresentam experiências exitosas na mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’

11/04/2024 16h50

#paratodosverem – imagem da cerimônia de abertura da Mostra Manaus, aqui tem SUS

Servidores da Prefeitura de Manaus apresentaram experiências bem-sucedidas na gestão municipal da saúde nesta quinta-feira, 11/4, na programação da II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), o evento busca fortalecer, incentivar e difundir as ações do município voltadas à melhoria e à inovação na assistência à saúde.

Ao todo, 20 experiências exitosas desenvolvidas no âmbito da saúde municipal foram relatadas pelos servidores na etapa de Apresentação Oral da mostra, com dez apresentações pela manhã e dez à tarde. Dentre elas, as cinco mais bem avaliadas irão representar a gestão municipal na V Mostra “Amazonas, aqui tem SUS”, a ser realizada nos dias 25 e 26 deste mês.

O coordenador da Comissão Científica da mostra, Mateus Silva de Souza, aponta que as 20 experiências apresentadas trazem uma ampla diversidade temática, enfocando projetos de uso de hortas terapêuticas na atenção psicossocial, formação em primeiros socorros na educação básica, desafios da comunicação na gestão da saúde e uso de inteligência artificial (IA) no monitoramento de dengue, entre outros.

“Percebemos uma grande variedade de experiências, o que mostra o avanço e o trabalho desenvolvido por servidores, especializandos e residentes em saúde pública que se preocupam em desenvolver o SUS da melhor forma possível”, avalia o coordenador.

Mateus explica que os relatos de experiência passarão pelo crivo de três avaliadores de instituições parceiras, a Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e as universidades federal e estadual do Amazonas (Ufam e UEA).

“Além da nota da apresentação oral, essa avaliação inclui os critérios de Resultados Alcançados, Relevância, Alinhamento às Diretrizes do SUS, Caráter Inovador e Aplicabilidade da experiência”, assinala.

Ao lado das experiências selecionadas para apresentação oral, outras 40 experiências exitosas foram divulgadas em exposição de banners no hall de convivência do Ceulm/Ulbra, ao longo da programação desta quinta-feira. Esses relatos serão avaliados por um júri popular, com votação aberta ao público em geral.

Premiação

Os cinco primeiros colocados dentre os relatos avaliados na etapa de Apresentação Oral, que irão representar o município na mostra “Amazonas, aqui tem SUS”, serão anunciados no encerramento da mostra, na sexta-feira, 12/4.

Os autores das três melhores experiências vão receber troféu e certificado, além de premiação com notebook, tablet e datashow. Todas as 20 experiências apresentadas darão direito a certificado de Menção Honrosa aos participantes.

Também na premiação serão reconhecidas as melhores experiências por área temática, dentre as 11 áreas previstas no regulamento da mostra municipal e que tiveram trabalhos inscritos, com certificação para os respectivos autores. Será entregue ainda certificado de reconhecimento para o autor do relato mais bem votado na exposição de banners.

Abertura

A segunda edição da mostra teve abertura na noite da quarta-feira, 10/4, com a presença da titular da Semsa Manaus, Shádia Fraxe, que apresentou a palestra temática “Nós somos o SUS”. Em sua fala, a secretária pontuou as ações da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a atuação dos trabalhadores da saúde na garantia do direito à saúde na capital.

Participaram da abertura os subsecretários municipais de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, ao lado do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Manoel Barbosa de Lima e do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), Elson Melo, além de representantes de instituições parceiras, o pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt; o coordenador de Extensão da UEA, Wagner Ferreira Monteiro; e o reitor do Ceulm/Ulbra, Evandro Brandão Barbosa.

A mostra “Manaus, aqui tem SUS” é realizada como etapa municipal da 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento conta com apoio do Ceulm/Ulbra.

Experiências selecionadas na etapa de Apresentação Oral da II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”

– Primeiros socorros para professores e funcionários de escolas de educação básica e recreação infantil

– A comunicação no local de trabalho e seus desafios: relato de experiência em uma UBS de Manaus

– Arte na rua: histórias e representação de uma pandemia invisível