Prefeitura realiza abertura da segunda edição da mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’ nesta quarta, 10/4

09/04/2024 17h52

#paratodosverem – Subsecretário Djalma Coelho falando para uma grande plateia

Propiciando o fortalecimento e a difusão de ações do município voltadas à melhoria e à inovação na assistência à saúde, a Prefeitura de Manaus realiza a II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), tem início nesta quarta-feira, 10/4, às 16h, com abertura no auditório Martinho Lutero do Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), no bairro Japiim, zona Sul, seguindo com programação até a sexta-feira, 12/4.

A mostra “Manaus, aqui tem SUS” acontece como etapa municipal da 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A abertura do evento, que tem o apoio do Ceulm/Ulbra terá palestra da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, com o tema “Nós somos o SUS”, destacando as ações da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) e a atuação dos trabalhadores da saúde, seguida de apresentação cultural.

A agenda continua na quinta-feira, 11/4, com a Apresentação Oral de 20 experiências exitosas conduzidas no âmbito da saúde municipal e exposição de 40 experiências em banners. O encerramento será na sexta, 12/4, com a premiação e entrega de certificados aos autores das experiências. As cinco mais bem avaliadas vão participar da mostra estadual “Amazonas, aqui tem SUS”, nos dias 25 e 26 deste mês.

Conforme a diretora da Esap Manaus, Karina Cerquinho, além de se consolidar no calendário oficial da Semsa, a mostra “Manaus, aqui tem SUS” traz avanços em sua segunda edição. Entre eles, ela aponta o número maior de experiências selecionadas para a Apresentação Oral, que passou de 10, no ano anterior, para 20, neste ano, além de um prazo maior para a preparação do evento, permitindo tanto conferir maior rigor científico à seleção quanto ampliar o acesso dos servidores.

“Tivemos uma participação grande, não só de técnicos como também de gestores na área da assistência, com o apoio dos Distritos de Saúde (Disas). Houve grande envolvimento de todos os setores da Semsa, contribuindo para um trabalho melhor organizado e distribuído”, nota a diretora, assinalando que a avaliação e sugestões de participantes da primeira edição também contribuíram no aprimoramento do evento.

Karina assinala ainda que o número maior de trabalhos apresentados nesta edição vai permitir que chegue a cinco o número de experiências da saúde municipal inscritas na “Amazonas, aqui tem SUS”, neste ano, nos termos do regulamento do evento estadual.

Experiências

A segunda edição da mostra “Manaus, aqui tem SUS” teve um total de 78 inscrições homologadas. O coordenador da Comissão Científica da segunda edição da mostra municipal, Mateus Silva de Souza, assinala que a seleção abrange uma multiplicidade de temas e áreas da saúde básica, como saúde da mulher, controle social, saúde digital, vigilância, educação em saúde, saúde indígena e ribeirinha, entre outros.

“É uma diversidade grande de trabalhos, apresentando soluções e inovações para a melhoria do trabalho no SUS. É muito importante podermos trazer à tona essas possibilidades, esse é o principal objetivo da nossa mostra”, assinalou o coordenador.

Mateus explica que, dentre as 78 experiências inscritas, as que seguiram para a etapa Escrita foram analisadas por nove avaliadores externos, oriundos de instituições parceiras da Esap/Semsa, as universidades federal e estadual do Amazonas (Ufam e UEA) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), além da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), do Rio de Janeiro.

As 20 experiências selecionadas para Apresentação Oral serão aferidas por outros três avaliadores integrantes das instituições parceiras, sendo que as cinco mais bem avaliadas vão representar a gestão municipal do SUS na mostra estadual. Os autores das três melhores experiências receberão troféus da mostra municipal, e premiação com notebook, tablet e datashow; todos os demais terão direito a certificados de Menção Honrosa.

Outras 40 experiências exitosas não selecionadas para a Apresentação Oral serão exibidos em exposição de banners no hall de convivência do Ceulm/Ulbra, ao longo do segundo dia da programação. Os relatos serão avaliados em júri popular, com votação aberta ao público em geral no local, dando direito a certificado ao trabalho mais votado.

Todos os relatos de experiência integrantes da apresentação oral e da exposição de banners vão compor os anais da II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”, a serem publicados após o evento. Os anais da mostra 2023 podem estão disponíveis em https://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/ANAIS-I-MOSTRA-MANAUS-AQUI-TEM-SUS-EDIC%CC%A7A%CC%83O-2023.pdf.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa