Prefeitura abre inscrições para exposição de trabalhos em evento sobre promoção da saúde

09/04/2024 17h47

#paratodosverem – imagem de dinâmica cm servidoras

A Prefeitura de Manaus informa que estão abertas as inscrições para I Seminário de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7/6, no Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), na Zona Sul da capital.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Escola de Saúde Pública (Esap), o evento será um espaço de discussão e troca de conhecimentos sobre a relação entre a formação, os serviços de saúde e a articulação com a comunidade, a partir do tema “Diálogos que fortalecem a formação e a produção de cuidado na saúde”. O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), através do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

A diretora da Esap, Karina Cerquinho, explica que a palavra ‘diálogo’ sintetiza a proposta do evento, que contará com conferências, mesas redondas, oficinas, encontros temáticos, minicursos, apresentação de trabalhos e mostra fotográfica. O seminário será um espaço de encontro entre a formação, o cuidado em saúde e a população e, sobretudo, de fortalecimento da comunicação e articulação interinstitucional.

“A partir do diálogo promoveremos a troca de conhecimentos entre os distintos atores que transitam nos territórios da saúde: os trabalhadores da saúde, os profissionais de saúde, os futuros profissionais de saúde, os preceptores, os gestores, os usuários. Nossa proposta é construir caminhos para ressignificar papéis, atribuições e responsabilidades que se encontram no processo de aprender, ensinar e cuidar em saúde”, explica Karina.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo site: https://www.even3.com.br/esap2024/ até o dia 31/5.  A submissão de trabalhos acontecerá até 30/4, com pesquisas desenvolvidas em três eixos temáticos: Educação e Saúde nos territórios: resgatando experiências e compartilhando saberes (eixo 1); Integrando Ensino-Serviço-Comunidade: vivências e reflexões (eixo 2); e Aprendizagens e produção de cuidado em saúde (eixo 3).

Podem submeter trabalhos profissionais, trabalhadores e gestores da saúde, estudantes, professores, pesquisadores, gestores de instituições de ensino, conselheiros de saúde. Os trabalhos podem ser propostos em forma de resumo expandido, artigos completos e fotografias e serão avaliados por uma Comissão Científica. O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 15 de maio.

Texto – Divulgação / Semsa

Fotos – Divulgação Semsa