Hepatites virais são tema do décimo episódio do podcast ‘Bora Falar de Saúde’

Por Prefeitura de Manaus

29/01/2024 15h40

Icone audio
#áratodosverem – Secretária da Semsa, Shádia Fraxe, no podcast Bora Falar de Saúde?

O mal silencioso que as hepatites virais representam à saúde, os cuidados preventivos e os desafios do poder público para promover uma mudança no cenário da doença, que afeta o fígado e pode levar à morte são destaques no décimo episódio do ‘Bora Falar de Saúde”. Desde junho do ano passado, o podcast da Prefeitura de Manaus discute temas desta área de forma simples, para fortalecer a relação dos usuários com os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Para abordar o tema, a titular Semsa, Shádia Fraxe, recebeu a enfermeira Ana Elis Guimarães e o médico sanitarista, especialista em políticas públicas e gestão da saúde, Wagner William de Souza, que atuam no Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da secretaria. Ao longo de 50 minutos os profissionais de saúde falam sobre os tipos de hepatites, destacam a importância das vacinas para a prevenção dos vírus A e B, e os cuidados cotidianos que todos devem adotar a fim de evitar contaminação.

“Eles trouxeram dados muito importantes e ressaltaram o quanto o autocuidado é estratégico na prevenção e no diagnóstico precoce das hepatites, que são doenças que tanto no Brasil quanto no mundo, apresentam um quadro perturbador. Muitas pessoas estão com o vírus e nem sabem. A conversa seguiu esse foco de alertar sobre a importância do teste rápido, da prevenção e do tratamento imediato”, explicou.

Shádia Fraxe acrescentou que, de acordo com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 57% dos casos de cirrose hepática e 78% por cento dos casos de câncer de fígado estão relacionados aos vírus das hepatites B e C. “Neste episódio, a população teve uma participação expressiva. Muitas dúvidas foram esclarecidas e algumas crenças acerca da doença puderam ser explicadas”.

O ‘Bora Falar de Saúde’ é produzido pela Diretoria de Comunicação da Semsa e está disponível nos principais tocadores de podcast e no canal do YouTube da Secretaria (@SemsaManausOficial).

— — —

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Artur Barbosa/Semsa