Prefeitura encerra II Mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’ com premiação de melhores experiências na saúde municipal

Por Prefeitura de Manaus

12/04/2024 17h18

Icone audio
#paratodosverem – secretária Shádia com o primeiro lugar na Mostra

A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta sexta-feira, 12/4, a II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”, com o reconhecimento e a premiação das melhores experiências conduzidas no âmbito da saúde municipal. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), no Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), durante três dias, o evento marcou a etapa municipal da 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

No evento, foram anunciadas as cinco experiências melhor avaliadas, dentre as 20 expostas na Apresentação Oral da mostra, que irão representar a gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) na V Mostra “Amazonas, aqui tem SUS”, nos dias 25 e 26 deste mês. Além da premiação para os relatos mais bem avaliados, foram reconhecidos os melhores por área temática e ainda o vencedor da exposição de banners, definido por júri popular.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, parabenizou todos os participantes da mostra, que nesta edição teve 78 relatos inscritos, e ressaltou o papel importante do evento técnico-científico, dirigido à troca de experiências e ao fortalecimento e estímulo às ações do município para aprimoramento e inovação na assistência à saúde.

“Nesses trabalhos estão soluções e respostas para os processos de trabalho conduzidos na ponta, que permitem que a gestão tome decisões mais assertivas. A mostra nos possibilita compartilhar essas experiências exitosas com toda a rede de saúde”, assinalou Shádia, que entregou certificados e prêmios aos participantes do evento, ao lado dos subsecretários de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem.

Segundo Djalma, os trabalhos da mostra demonstram a inovação e empreendedorismo de servidores da saúde municipal para entregar serviços melhores e com impacto na qualidade de vida da população. “Ficamos felizes em ver o esforço desses servidores para realizar e inscrever seus trabalhos, e desde já torcemos para que possamos levar pelo menos um, se não todos, para a etapa nacional”.

Experiências

Mais bem avaliada da mostra, a experiência “Tecnologia auxilia na identificação de usuários com falha no segmento do tratamento da tuberculose” enfocou uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela Semsa para controle e monitoramento de casos de tuberculose. Integrante da equipe de autores, a gerente de Análise de Situações de Saúde da Diretoria de Inteligência de Dados, Adriane Valentin, ressaltou que o grupo se empenhará em chegar à etapa nacional.

“Vamos aprimorar a apresentação, avaliar erros e acertos, para representar o município com esse trabalho, que é importante e traz bons resultados para um melhor tratamento e cuidado com a nossa população”, declarou, pontuando a atuação da Semsa na valorização do trabalho dos servidores, por meio da mostra.

O trabalho das equipes do Consultório na Rua (eCR) para incentivo à pintura entre pessoas em situação de rua alojadas em um abrigo municipal, na pandemia da Covid-19, foi o tema do relato “Arte na rua: histórias e representação de uma pandemia invisível”, premiado em segundo lugar. Representando as autoras principais do trabalho, Rosiane Palheta e Raquel Targino, o médico da eCR da Semsa, Ezequiel Fernandes, apontou que a iniciativa visa propiciar um cuidado diferenciado por meio da arte.

“A proposta foi levar um pouco de arte para as pessoas em situação de rua e buscar representações e significados do que foi para elas aquele momento, em que todos diziam, ‘fique em casa’”, contou.

Premiado em terceiro lugar, “Primeiros socorros para professores e funcionários de escolas de educação básica e recreação infantil” expôs a iniciativa de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para capacitação de trabalhadores do ensino básico para atenção imediata em casos de urgência e emergência.

“Com esse trabalho, oferecemos a eles mais segurança e habilidade para o atendimento de qualquer evento de urgência e emergência até a chegada da ajuda especializada. Assim estabelecemos uma ligação entre educação, saúde e comunidade, para fortalecer os princípios do SUS”, explicou uma das autoras do relato, a chefe do Núcleo de Educação em Urgência do Samu Manaus, Leda Sobral.

A profissional de Educação Física, Patrícia Guimarães Couto, uma das autoras do relato “Olimpíadas da Terceira Idade: experiência do grupo de práticas corporais da clínica da família Carlson Gracie”, classificado em quarto lugar na mostra, explicou que o relato enfoca a experiência dela e de outros profissionais no incentivo à prática de atividades físicas entre idosas atendidas na unidade da zona Norte.

“Elas têm melhorado não só na saúde, mas ainda aspectos sociais e afetivos. Isso tem transformado a vida dessas pessoas e da comunidade. Estamos felizes por essa representatividade, é importante destacar a importância das atividades físicas no âmbito do SUS”, declarou.

Outro trabalho da eCR da Semsa, “O Dia ‘D’ de DIU: da captação à inserção, o desafio de inserir DIU em mulheres em situação de rua”, classificado em quinto lugar, trouxe à tona a iniciativa dos profissionais da atenção primária para ampliar o acesso de mulheres e pessoas com útero em situação de rua a métodos contraceptivos e aos direitos reprodutivos e sexuais.

“Os desafios envolvidos nesse trabalho nos motivam a cada vez mais a desenvolver formas para que essa população tenha acesso à saúde, que é um direito dela”, relatou Ezequiel Fernandes, destacando a premiação como oportunidade de dar visibilidade não só ao trabalho da eCR, como às pessoas em situação de rua.

Banners e Áreas Temáticas

A cerimônia de premiação da II Mostra “Manaus, aqui tem SUS” incluiu ainda a entrega de certificado aos autores do relato “Informatização do serviço de transporte sanitário SOS Vida: um relato de inovação e transformação”. Exibida ao lado de outros 39 trabalhos na Exposição de Experiências Exitosas, em formato banner, a experiência foi a mais votada pelo júri popular, que teve visitantes no segundo dia de programação da mostra, na quinta-feira, 11/4.

As melhores experiências, dentre as selecionadas na Apresentação Oral e na mostra de banners, foram ainda reconhecidas segundo as Áreas Temáticas definidas no regulamento da mostra, a partir da pontuação na etapa Escrita e/ou Oral. “Arte na rua”, premiado em segundo lugar, foi certificado como melhor relato na área Atenção Básica. O primeiro lugar, “Tecnologia auxilia na identificação de usuários com falha no segmento do tratamento da tuberculose”, foi também contemplado em sua área temática, Saúde Digital.

Na área Controle Social e Participação da Comunidade na Saúde, foi contemplado “Intensificação de ações educativas para combate à tuberculose na terceira idade: relato de experiência”. Já o trabalho “A comunicação no local de trabalho e seus desafios: relato de experiência em uma UBS de Manaus” foi certificado como melhor em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

O relato “Imersão do farmacêutico clínico nas visitas domiciliares na APS: garantindo a segurança do paciente” foi o melhor avaliado em Gestão da Assistência Farmacêutica, enquanto “Capacitação em serviço envolvendo profissionais das Vigilâncias Distritais de Manaus” foi o melhor em Vigilância em Saúde no Município. “Avaliação de padrões microbiológicos em alimentos comercializados em praças de alimentação de Manaus” foi o melhor em Modelo de Atenção à Saúde.

O relato “Ordenamento de Saúde Bucal para prevenção do câncer de boca na Semsa Manaus: relato de experiência” foi o melhor na área temática de Gestão e Planejamento do SUS. Nas áreas de Financiamento e o Fundo Municipal de Saúde; Judicialização da Saúde no Município; Regulação do SUS no Município, não tiveram trabalhos inscritos nesta edição da mostra.

Seleção

A segunda edição da mostra “Manaus, aqui tem SUS” teve 79 relatos de experiência com inscrição homologada. Os trabalhos foram conceituados por nove avaliadores externos, na etapa Escrita, sendo os 20 classificados nesta fase novamente avaliados, agora por outros três avaliadores externos, na etapa de Apresentação Oral.

Todos os avaliadores são de instituições parceiras da Semsa e Esap, a Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), as universidades federal e estadual do Amazonas (Ufam e UEA) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), do Rio de Janeiro.

As avaliações na etapa Escrita levaram em conta os critérios Resultados Alcançados, Relevância, Alinhamento às Diretrizes do SUS, Caráter Inovador e Aplicabilidade, conforme regulamento. Na etapa Apresentação Oral, foi acrescido a estes ainda um critério referente à própria Apresentação Oral.

As experiências não classificadas para etapa Apresentação Oral e que submeteram arte em banner foram exibidas na Exposição de Experiências Exitosas, que reuniu 40 trabalhos.

A mostra municipal contou ainda com o apoio do Ceulm/Ulbra.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos –  Artur Barbosa / Semsa