Prefeitura destaca importância da suplementação de ferro para crianças de 6 meses a menores de 2 anos

09/04/2024 15h38

#paratodosverem – imagem de farmácia de unidade de saúde da Semsa

A Prefeitura de Manaus reforça aos pais e responsáveis por crianças de 6 meses a menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias), que o acesso ao suplemento de ferro para este público está disponível nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os estabelecimentos de saúde que ofertam o mineral podem ser consultados no link https://farmaciaestoque.manaus.am.gov.br/.

A retirada do nutriente é realizada mediante apresentação de prescrição médica. O pedido pode ser feito durante a consulta da criança com o médico ou profissional de enfermagem.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, enfatiza a importância da suplementação de ferro, um nutriente fundamental para fortalecer a imunidade da criança. “Quando há deficiência de ferro, há um risco grande de a criança ter anemia, doença que gera cansaço, fraqueza e em casos mais agudos, pode comprometer o desenvolvimento psicomotor”, alerta a secretária.

Para receber a suplementação de ferro nas farmácias das unidades de saúde da Rede de Atenção Primária, os familiares precisam apresentar documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento da criança, CPF ou o Cartão Nacional de Saúde. É fundamental levar também a Caderneta da Criança, onde a suplementação será registrada, permitindo o acompanhamento pelas equipes de saúde.

Segundo o nutricionista do Núcleo de Alimentação e Nutrição, Victor Novais, a dispensação do suplemento pode ocorrer logo após a criança completar 6 meses de idade, e deve prosseguir respeitando os intervalos preconizados pelo Programa Nacional de Suplementação de Ferro, até os 2 anos de vida.

“As crianças de 6 meses a 24 meses podem receber dois ciclos de suplementação. O suplemento deve ser utilizado diariamente por três meses, conforme recomendação do profissional de saúde. Quando este ciclo termina, é preciso esperar três meses para começar uma nova etapa de suplementação por mais três meses”, explica.

Importância

Mineral essencial para o desenvolvimento e manutenção da saúde, o ferro além de viabilizar o transporte dos nutrientes para outros órgãos do corpo, promove o crescimento, desenvolvimento dos tecidos, cicatrização de feridas e outras funções biológicas.

O Programa Nacional de Suplementação de Ferro foi instituído em 2005, pelo Ministério da Saúde para prevenir e controlar a anemia por deficiência de ferro a partir da melhoria do acesso ao nutriente.

Victor Novais informa que no ano de 2023, um total de 2.258 crianças e 48.857 gestantes e mulheres no pós-parto ou pós-aborto receberam a suplementação de ferro. A suplementação disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apoia usuários que têm dificuldade de acesso às quantidades apropriadas do mineral, uma medida importante principalmente nos primeiros 24 meses de vida.

Mas além de favorecer as crianças em fase de desenvolvimento, o programa também permite que gestantes e mulheres no período pós-parto ou pós-aborto com o Programa, sejam contempladas, conforme cada situação.

Alimentação

Para prevenir a anemia, é recomendado manter uma alimentação saudável, com quantidade adequada de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, fígado, frango, ovos, feijão, vegetais de cor verde-escuro como a couve, jambu, entre outras.

O consumo de frutas críticas após o almoço também pode melhorar o aproveitamento do ferro consumido durante a refeição. Camu-camu, acerola, abacaxi, mamão e goiaba são ótimas fontes desse nutriente.

Outro aspecto relevante, assinalado por Victor Novais, é que a suplementação não se restringe à oferta do ferro. A criança será avaliada por um profissional de saúde para, segundo o diagnóstico, adotar a conduta aconselhada.

“Nos casos em que a criança estiver com anemia, por exemplo, o tratamento vai ser prescrito conforme a conduta clínica do profissional responsável, que acompanha a criança”, pontua o nutricionista Victor Novais.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa