Prefeitura inicia ciclo de qualificações sobre a importância das práticas corporais na APS

11/04/2024 16h11

#paratodosverem – Idosos participando o primeiro dia do curso

Para apoiar ações de combate às doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo, que colocam em risco a qualidade de vida dos usuários da Rede de Atenção Primária, a Prefeitura de Manaus inicia, nesta sexta-feira, 12/4, no auditório do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, o Curso de Qualificação Profissional em Práticas Corporais na Atenção Primária à Saúde’.

Participam da formação, que terá duração de quatro horas, 30 servidores que integram as equipes de Estratégia Saúde da Família. A programação irá tratar sobre os diferentes tipos de práticas corporais, a adaptação dessas práticas para os diferentes públicos e a incorporação delas no plano de cuidado dos usuários da APS, dentre outros.

A chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa, Carla Azevedo, enfatiza que a atividade física desempenha um papel fundamental na saúde humana, afetando o bem-estar e a prevenção de doenças, sendo uma prioridade no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Para que essa prática seja eficaz, é essencial que esteja alinhada com as necessidades do território e se torne parte do dia a dia das pessoas, permitindo que todos desfrutem de seus benefícios.

No SUS, as ações de atividade física são oferecidas na Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de melhorar a saúde da população, reduzir o sedentarismo e aumentar a qualidade de vida.

“Para alcançar esse propósito, é fundamental capacitar os profissionais de saúde, proporcionando-lhes as habilidades necessárias para incorporar diversas práticas corporais e atividades na atenção primária, promovendo o bem-estar físico e mental dos usuários da APS”, acentua Carla.

As próximas capacitações vão acontecer nos Disas Leste, no dia 19/4; Sul, no dia 26/4; Norte, no dia 3/5; e Rural, que acontecerá no dia 10/5.

As equipes de saúde são compostas por profissionais de diferentes áreas que colaboram de maneira integrada na Atenção Primária à Saúde, assumindo responsabilidade pela população e pelo território. Elas operam em cooperação com outros setores e a Rede de Atenção à Saúde, com o objetivo de ampliar as opções de cuidados de saúde no âmbito da APS e no território em questão.

Texto Tânia Brandão / Semsa

Fotos Divulgação / Semsa