Campanha de Luta contra Tuberculose é encerrada com gincana para idosos

27/03/2024 16h30

#paratodosverem – idosos em atividade no encerramento da campanha contra a tuberculose

Com uma gincana direcionada para grupos de idosos do bairro Jorge Teixeira (zona Leste), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou nesta quarta-feira, 27/3, a Campanha de Mobilização e Luta contra a Tuberculose 2024, iniciada no dia 4 de março.

A ação foi executada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Avelino Pereira, na Quadra de Esporte Menino Jesus, no bairro Jorge Teixeira, e também promoveu oferta de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento médico e enfermagem, e atividade física.

De acordo com a diretora da UBS, enfermeira Lucineia de Souza, o evento reuniu representantes de quatro grupos de idosos do bairro Jorge Teixeira, com 60 idosos participando da gincana para alertar sobre a tuberculose, sintomas, tratamento e diagnóstico da doença.

“A UBS trabalha durante todo o ano com os grupos de idosos, estabelecendo um cronograma de ações de educação em saúde. Na gincana, a ideia é perguntar para os idosos sobre a tuberculose, entender o conhecimento que já têm e informar sobre os sintomas. Trabalhando com as informações corretas, a gente espera que eles possam identificar mais rapidamente os sintomas e, assim, sinalizar para o profissional de saúde. Os idosos ainda poderão atuar como multiplicadores das informações na comunidade”, afirmou Lucineia Souza.

Doença infecciosa e transmissível, a tuberculose é causada pela micobactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse (seca ou com catarro) e por isso a recomendação é para que pessoas com tosse por duas semanas ou mais sejam examinadas, procurando uma das Unidades de Saúde da rede municipal para a realização de exames. Outros sintomas incluem febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

A programação contou com a participação da responsável pelo Programa de Saúde do Idoso na Semsa, Maria Eliny Rocha, que lembrou que, além da exposição ao bacilo causador da doença, o adoecimento por tuberculose tem relação a fatores do sistema imunológico de cada pessoa, o que pode ter impacto no desenvolvimento da doença entre os idosos.

“Quanto mais idade tem, especialmente a partir dos 80 anos, o idoso fica mais suscetível a várias doenças relacionadas à baixa imunidade. No caso da tuberculose, idoso precisa conhecer melhor os sintomas, que podem ter uma manifestação diferenciada comparada aos não idosos. O cansaço do idoso pode ser diferente do jovem com tuberculose. Pode ser um cansaço em uma atividade que o idoso faria normalmente. São informações que o idoso precisa ter para ficar atento aos sintomas, que saiba que existem exames, tem tratamento e cura”, destacou Eliny Rocha.

A aposentada Maria Eunice Cruz, 70 anos, integrante do grupo de idosos Unidos em Cristo, participou da atividade e reforçou a importância da informação para o autocuidado em saúde. “Eu acho que a tuberculose é uma doença silenciosa, fica escondida até que se manifesta de repente. No ano passado, uma colega minha ficou doente, fez o tratamento e ficou curada. Mas as pessoas devem saber quais são os sintomas da doença para procurar o posto de saúde imediatamente, fazer os exames e iniciar o tratamento, ou a tuberculose vai evoluir e ficar mais grave”, alertou Eunice Cruz.

Em 2023, o município de Manaus registrou 2.816 casos de tuberculose, com aproximadamente 124 casos por 100 mil habitantes, o que representa a maior incidência da doença entre as capitais brasileiras. Este ano, entre 1º de janeiro e 18 de março, o número de casos novos registrados em Manaus chegou a 570.

A transmissão da tuberculose ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa, ainda sem iniciar o tratamento, lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas, ou seja, o bacilo é transmitido pelo ar e a infecção acontece pela respiração.

Boletim

Como parte da programação da Campanha de Mobilização e Luta contra a Tuberculose, a Semsa lançou o Boletim Epidemiológico Municipal Tuberculose 2024, apresentando informações de dados epidemiológicos, incidência, mortalidade, detecção de casos de busca ativa, diagnóstico laboratorial, desfecho de tratamento e a infecção latente da tuberculose.

“O Boletim foi elaborado para apresentar informações estratégicas e formas de análise capazes de fornecer evidências para gestores, trabalhadores de saúde, setores parceiros, pesquisadores e sociedade civil, na busca de intervenções compatíveis com os problemas identificados na prevenção e controle da tuberculose no município de Manaus”, explicou o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Alexandre Inomata.

O Boletim pode ser acessado clicando aqui.

Texto – Eurivânia Galúcio /Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa