Autocuidado é destaque em palestra realizada pela Prefeitura na campanha Abril Verde

10/04/2024 17h11

#paratodosverem – imagem geral da palestra

A campanha Abril Verde, movimento mundial que reitera importância da saúde e segurança no trabalho, está sendo realizada pela Prefeitura de Manaus enfocando ações de educação em saúde, abordagens em canteiros de obras, palestras e outras atividades. Como parte da programação, uma palestra enfocando as causas e consequências do Burnout, distúrbio também conhecido como ‘Síndrome do Esgotamento Profissional’, foi realizada na terça-feira, 9/4, à tarde, no auditório do Instituto Filippo Smaldone, localizado no bairro Planalto, na Zona Oeste.

A palestra, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Manaus (Cerest Manaus) e Educação (Semed), foi direcionada para servidores municipais de educação.

O tema foi desenvolvido pela médica do trabalho que atua no Cerest Regional de Manaus, Stephanie Cavalcante, que ao longo de sua exposição assinalou que a síndrome está muito presente na vida de trabalhadores responsáveis pelo cuidado de outras pessoas, como é o caso dos profissionais de saúde e educação.

“Esses profissionais sofrem com este distúrbio, que é marcado por três sintomas principais, que são a exaustão emocional, manifestada pelo cansaço extremo, pela despersonalização, quando a apatia se manifesta e a pessoa não interage e se distancia do seu grupo social, e a desvalorização, quando há um sentimento forte de ineficiência, de que o trabalho realizado não tem valor. Nosso objetivo é chamar a atenção para que os profissionais desse segmento fiquem atentos e busquem apoio”, resumiu.

O chefe do Distrito Oeste da Semed, Dalmir Salazar, destacou a importância do tema para os servidores da educação, que têm um papel muito importante na multiplicação de informações para as comunidades.

“Agradecemos muito o apoio da Semsa em trazer um profissional de saúde para abordar essa temática porque passamos a reforçar os cuidados preventivos. O que eu também considero importante é que essa multiplicação de informações, permite que o conhecimento chegue aos nossos servidores e às comunidades, evitando assim, problemas de saúde ocupacional”.

O coordenador do Núcleo de Qualidade de Vida da Semed, Ronaldo Barreto Antony, reiterou a importância da discussão sobre a Síndrome de Burnout e pontuou que a abordagem foi oportuna para reforçar o movimento anual Abril Verde, que tem o propósito de chamar a atenção de empregadores, trabalhadores e de toda população, sobre medidas de prevenção de acidentes e doenças ligadas à rotina de trabalho.

“Eventos como esse são importantes porque passamos a ficar mais atentos a determinadas condições que geralmente ignoramos”, reforçou Ronaldo.

Memória

A importância de refletir e discutir a prevenção de acidentes e a promoção da saúde no trabalho teve origem em um acidente ocorrido no dia 28 de abril de 1968, quando 78 trabalhadores perderam a vida devido à explosão em uma mina de carvão em Farmington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Na capital, a campanha Abril Verde vem sendo desenvolvida pela Semsa com mesas redondas, abordagens, ações de educação e palestras voltadas à saúde do trabalhador e à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Artur Barbosa/Semsa