Unidades móveis de saúde da prefeitura irão atender moradoras dos bairros da Paz e Novo Aleixo

22/03/2024 14h08

Unidade Móvel de Saúde da Mulher
#paratodosverem – Mulheres aguardando atendimento na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus

Usuárias dos bairros da Paz, na zona Centro-Oeste, e Novo Aleixo, na zona Norte, vão receber atendimentos das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, a partir da próxima semana. O serviço itinerante, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dispõe de três estruturas para reforço da cobertura em áreas de grande demanda e vazios assistenciais, ofertando serviços e procedimentos da atenção primária, com ênfase no pré-natal e na prevenção e rastreio dos cânceres de mama e do colo do útero.

No bairro da Paz, a unidade do serviço móvel será posicionada na rua Comandante Edno Rios, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont. O atendimento às moradoras da localidade e entorno inicia na terça-feira, 26/3, seguindo até o dia 12 de abril.

As moradoras do Novo Aleixo poderão buscar os serviços da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na rua Junqueiro, nº 1.259, na área da escola estadual Belarmino Marreiro. A estrutura começa a funcionar no novo endereço na segunda-feira, 25/3, permanecendo até o dia 5 de abril.

A estrutura do serviço móvel atualmente em funcionamento na zona Sul continuará no mesmo local, na avenida Duque de Caxias, nº 2.085, bairro Praça 14 de Janeiro, no estacionamento da igreja Assembleia de Deus Tradicional. A previsão de atendimento no endereço é até a próxima quinta-feira, 28/3.

‘Dia D do Março Lilás’

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher localizadas nas zonas Oeste e Sul participam do “Dia D do Março Lilás”, que ocorre neste sábado, 23/3, promovendo ações de educação em saúde e a intensificação da oferta de serviços de prevenção e rastreio do câncer do colo do útero. A mobilização acontece das 8h às 12h, nas unidades móveis e na USF Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória; USF Leonor de Freitas, na Compensa; e USF José Rayol dos Santos, na Chapada.

Na ação, as equipes de saúde vão sensibilizar o público das unidades para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer uterino, e reforçar a oferta da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e do exame citopatológico, ou preventivo, recomendado para mulheres que já iniciaram a vida sexual, com prioridade para aquelas de 25 a 64 anos.

A mobilização integra a agenda da Semsa Manaus durante o “Março Lilás”. A programação segue até o final do mês, com atividades de sensibilização da população para o enfrentamento do câncer do colo do útero e reforço nos serviços preventivos e de rastreio da doença, em todas as unidades da rede básica municipal.

Saúde da mulher

Em funcionamento há oito meses, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa têm atendimento exclusivo para o público feminino, funcionando de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h. O agendamento de serviços de saúde é feito nas próprias estruturas, mediante apresentação do documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de equipamentos, as unidades do serviço móvel contam com equipes preparadas para ofertar procedimentos e serviços da atenção primária, incluindo consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassonografia, atendimento pré-natal, planejamento reprodutivo, coleta do exame preventivo, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e dispensação de medicamentos.

Confira os locais e datas de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa:

Zona Norte

Rua Junqueiro, 1.259, bairro Novo Aleixo, na área da escola estadual Belarmino Marreiro

De 25/3 a 5/4

Zona Oeste

Rua Cmte. Edno Rios, bairro da Paz, ao lado da USF Santos Dumont

De 26/3 a 12/4

Zona Sul

Avenida Duque de Caxias, 2.085, bairro Praça 14, no estacionamento da igreja Assembleia de Deus Tradicional

De 18 a 28/3

Texto – Jony Clay Borges / Semsa