Testes da maior ETE da região Norte são acompanhados pela prefeitura

27/04/2021 16h27

A Prefeitura de Manaus, representada pelos engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), acompanhou, nesta terça-feira, 27/5, os testes das comportas do gradeamento mecânico da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do Educandos, na zona sul de Manaus.

O projeto está sendo executado pelo governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e será repassado à Prefeitura de Manaus. Trata-se da primeira ETE do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

A estrutura tem capacidade para tratar até 300 litros de esgoto por segundo e beneficiará diretamente 200 mil pessoas com coleta e tratamento de esgoto.

Quando a obra estiver concluída, a ETE Educandos será operada pela concessionária Águas de Manaus, conforme termo celebrado entre o município de Manaus, governo do Estado e a empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário da capital.

A nova estação ampliará a capacidade de cobertura do serviço de coleta e tratamento de esgoto da cidade de Manaus, que atualmente está em 23%.

Mais de 96% dos trabalhos da ETE Educandos já foram concluídos e as equipes da Ageman vêm acompanhando a execução do projeto. A previsão de conclusão da obra é para o segundo semestre do ano.

“O repasse dessa estação de tratamento para o sistema público de esgotamento sanitário da cidade de Manaus representará um grande passo na esteira do saneamento básico da capital. É com muita expectativa que estamos acompanhando a conclusão desse grande projeto, que tem o apoio do BID e vem sendo executado de forma muito técnica e célere pelo governo do Amazonas, por meio da UGPE, que repassará a estrutura para a Prefeitura de Manaus e, consequentemente, à concessionária Águas de Manaus, que ficará responsável pela operação dessa importante obra, a qual proporcionará mais saneamento básico aos manauenses e menos poluição aos nossos rios”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

A estrutura é composta de um prédio operacional e administrativo, uma subestação energética, uma planta de tratamento preliminar, três caixas de distribuição, quatro tanques biológicos, dois tanques decantadores, dois tanques anóxicos e um tanque de hipoclorito. Dentre os principais equipamentos estão: sopradores de baixa pressão e ruído, vindos da Noruega; bombas de elevação, decantadores, polímeros, adensadores e centrífugas.

Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Fotos – Tiago Corrêa/ UGPE