Prefeitura participa de Tribuna Popular alusiva à campanha de combate à exploração sexual

03/05/2023 15h21

Dando início à programação do mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou, nesta quarta-feira, 3/5, de uma Tribuna Popular para a apresentação do plano de ação da campanha municipal “Maio Laranja”. O evento foi realizado no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste da cidade.

Com o tema “Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha promoverá diversas ações e atividades de mobilização ao longo de todo o mês de maio a fim de sensibilizar a sociedade manauara para o enfrentamento contínuo ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de discutir, propor e qualificar políticas públicas voltadas para a proteção social desse público na capital.

“No Brasil, a cada 24 horas, 320 crianças sofrem algum tipo de exploração ou abuso sexual, o que é absolutamente inadmissível. Queremos aqui chamar a atenção não apenas dos vereadores, mas principalmente da população e dizer que não podemos nos calar para este problema” destacou o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Eduardo Lucas, fazendo alusão a dados divulgados pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ainda de acordo com o secretário, pensar o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é pensar também políticas públicas que entendam uma realidade mais ampla e intrinsecamente ligada à atuação da assistência social para com a população mais pobre da cidade de Manaus, principal afetada pela prática.

“As crianças que mais sofrem são aquelas em maior estado de vulnerabilidade social. Dados mostram que meninas, e principalmente meninas negras, são as mais atingidas por esse tipo de crime, o que nos leva a entender que é necessário pôr em prática e ampliar políticas de proteção que já existem, mas também é chamar a atenção da sociedade, do Poder Legislativo e de todos que possam contribuir na erradicação deste problema”, concluiu.

Pensando nessa atuação socioassistencial mais próximo à população, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Jucimaria Menezes, destacou a importância da campanha na promoção e divulgação de serviços já oferecidos pelos equipamentos de assistência social administrados pela Prefeitura de Manaus, fundamentais no atendimento e acolhimento de famílias expostas a situações de exploração ou abuso sexual e outros tipos de vulnerabilidade.

“É nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que a população pode ter acesso, por exemplo, ao serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), ou ainda o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), voltado para a convivência em comunidade e proteção social coletiva. É assim que chegamos à população e trabalhamos as mais diversas temáticas como forma de prevenção a situações que possam pôr em risco seus direitos ou sua integridade”, explicou.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da CMM, o vereador Rosivaldo Cordovil salientou ainda a necessidade cada vez maior que o poder público manauara tem de discutir e debater políticas relacionadas ao tema, elogiando também, a atuação da Prefeitura de Manaus na promoção e defesa dos direitos da população manauara.

“É necessário pensar, sim, novas políticas que garantam a proteção de nossas crianças e adolescentes, e ações como esta tribuna são muito importantes para isso. Temos acompanhado diversas ações da Semasc e o que vemos é um trabalho belíssimo, essencial para a defesa de direitos e promoção de uma maior qualidade de vida na cidade de Manaus, então é uma honra receber hoje o secretário e toda sua equipe para tratarmos juntos do tema”, concluiu.

Campanha ‘Maio Laranja’

Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio e marcado por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país, a campanha “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom