Prefeitura entra na reta final das obras do ‘Nosso Centro’, com acabamento no mirante e largo

28/02/2024 11h50

A Prefeitura de Manaus alcança, neste fim de fevereiro, a fase de conclusão, acabamento e entrega da primeira etapa do “Nosso Centro”, que tem quatro obras: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente e píer turístico. O projeto arquitetônico é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e os recursos investidos são do Tesouro municipal.

O “Nosso Centro” visa o resgate do centro histórico da capital amazonense, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação, com, ao menos, três etapas de implantação e matriz de responsabilidade.

Com mais de 95% da primeira etapa do “Nosso Centro” concluída nas quatro obras, a prefeitura, paralelamente à intervenção, monta as operações para ocupação dos prédios, implementa a sinalização gráfica personalizada dos espaços públicos e cria um manual de bom uso das edificações, para o melhor aproveitamento das novas áreas que, em breve, serão inauguradas e vão poder receber a todos os visitantes.

No canteiro de obras, os trabalhos seguem mais intensos, na reta final, e o mirante Lúcia Almeida recebe sinalizações dos quadros de energia e demarcação do piso de extintores e hidrantes; concretagem da rua lateral, assentamento de pedras São Thomé, pinturas nos segundo e terceiro pavimentos, assentamento de porcelanato do terceiro piso e instalação do portão lateral.

Madeira

Também estão em execução os acabamentos do forro de madeira cumaru no terceiro pavimento. No térreo, fora do prédio, são feitos os testes na subestação, instalação de brise e boxes dos vestiários. No mirante, já está construída a estrutura de concreto que vai dar apoio a ponte para instalação do primeiro píer turístico da capital. A base de concreto receberá o píer, que não será uma estrutura fixa, uma vez que vai se movimentar conforme a cheia e vazante do rio Negro, dando conforto e segurança aos usuários.

“Estamos nos acabamentos do forro em madeira, retoques de pintura, instalações dos brises aplicados na fachada e da estrutura metálica da varanda no deque principal, além de serviços na subestação. Quanto ao píer turístico, que está sendo construído no estaleiro, passamos de 82% de conclusão, com todas as passarelas produzidas. A sua montagem vai ocorrer com as estruturas sendo trazidas rebocadas pelo rio, do estaleiro onde está sendo construído”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Com o inédito píer turístico, a prefeitura estará atendendo a população e o trade turístico, proporcionando uma estrutura única com segurança, comodidade e adequada para receber os operadores de passeios turísticos. “O prefeito David Almeida tem muito orgulho de estar aportando recursos nesta grande mudança sobre a importância do centro de Manaus. A diretriz que seguimos é de que o trabalho não para e que temos, hoje, uma nova dinâmica de gestão pública, muito assertiva e muito comprometida com seu futuro e sua pujança na representatividade de toda a região amazônica”, completou o diretor-presidente.

A varanda frontal do mirante segue avançando na construção e será um dos pontos mais instagramáveis no edifício com vista para o rio Negro em vários ângulos, ali na chamada ilha de São Vicente.

A concessionária de energia da capital fez troca de postes de iluminação e da rede elétrica, reduzindo a fiação exposta e melhorando a ambiência e visual da área e entorno.

No casarão Thiago de Mello, na rua Bernardo Ramos, os serviços foram finalizados. O casarão tem mais de 352 metros quadrados, e é uma edificação histórica datada de 1908. O imóvel é classificado como uma unidade de interesse de preservação de segundo grau, de acordo com Decreto Municipal 7.176/2004.

O programa de reabilitação da prefeitura fez a desapropriação de seis imóveis que estavam abandonados no local, mantendo a ambiência do entorno.

Outras obras

O “Nosso Centro” ainda conta com o inédito largo de São Vicente, que está sendo criado no território, com mais de 2 mil metros quadrados. O programa tem três eixos de atuação – “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História” –; pelo menos três etapas de implantação e matriz de responsabilidade, envolvendo atuação em governança, incentivos fiscais, inovação e investimentos públicos.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Clóvis Miranda/Semcom