Projetos paisagísticos transformam o Distrito Industrial

29/10/2020 17h25

Aos poucos, as rotatórias e canteiros do Distrito Industrial ganham as cores dos jardins e o verde da arborização urbana característico das intervenções que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo. Presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, a comissão trabalha na execução de projetos paisagísticos estabelecendo para cada uma das localidades escolhidas um padrão específico de mudas ornamentais e arbóreas. Os projetos estão sendo executados de acordo com as extensões das áreas escolhidas, exigindo atenção especial para detalhes como desenhos e combinação de cores.

29.10.2020 Serviço de Paisagismo Avançam no Distrito Industrial

“As obras de paisagismo estão mudando o visual da nossa cidade, deixando-a mais urbana e mais bonita. É uma grande satisfação ver o nosso polo industrial recuperar seu aspecto de cartão-postal e, como madrinha do PIM, assumi o compromisso de fortalecer as ações de revitalização viária, já́ realizadas pela prefeitura nessa área, mapeando pontos estratégicos para receberem paisagismo, além de melhorias em novos meios-fios e calçadas”, destaca a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Na avenida Ministro João Gonçalves de Araújo, em frente à sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a área trabalhada tem aproximadamente 6 mil metros quadrados, com dois canteiros laterais e um central, que receberão aproximadamente 5 mil mudas, entre espécies arbóreas e ornamentais, e mais de 4,5 mil metros de grama esmeralda. Já na rotatória do Armando Mendes, onde as equipes já começaram a trabalhar desde a última quinta-feira, 29/10, a área tem, no total, 12 mil metros quadrados, compreendendo uma rotatória central e mais quatro canteiros triangulares, que deverão receber aproximadamente 8,5 mil mudas.

Os trabalhos incluem também a realização de escavações e os desenhos que dão forma aos canteiros.  “É um trabalho minucioso, com as equipes distribuídas nas áreas e equipamentos necessários para terraplanagem e abertura de covas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Junior. Segundo ele, pelo menos 60% do trabalho já foram executados na área em frente à sede da Suframa.

“Um relatório diário é produzido pela equipe responsável pela execução dos projetos, o que permite o acompanhamento dos serviços e o cumprimento dos prazos”, observou.

As próximas intervenções serão realizadas nas avenidas do Turismo, no Tarumã, com plantio de ipês e jardinagem na altura do hotel Ibis, e na avenida Cirilo Neves, que dá acesso à ponte Jornalista Phelippe Daou, popularmente conhecida como ponte Rio Negro, na Compensa, zona Oeste. Nesta última, serão realizados serviços de paisagismo e infraestrutura nas duas rotatórias de acesso à ponte.

“A intenção é avançarmos nas localidades previstas pela comissão à medida em que os trabalhos são executados gradativamente embelezando a cidade”, afirmou o secretário Antônio Nelson.

Entre as espécies ornamentais utilizadas nos projetos estão palmeiras arecas, assistasias, ixoras, dracenas vermelhas, durantas, além de mudas arbóreas de pau-pretinhos e ipês.

Texto – Júlio Pedrosa / Semmas

Fotos – Valdo Leão / Semcom