Servidoras do IMMU participam de ações de saúde

26/10/2021 17h22

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promove ações de prevenção de combate ao câncer de mama e outras doenças relativas à saúde da mulher. As ações integram a programação do instituto durante o mês do “Outubro Rosa”. Nesta terça-feira, 26/10, o setor de Serviço Social do IMMU realizou uma roda de conversa com servidoras do órgão sobre medidas para manter a saúde da mulher.

Rosineide Padilha Lopes, diretora da Unidade de Saúde da Família (USF) Almir Pedreira, no Distrito Industrial, ministrou uma palestra descontraída em que explicou que a informação é uma das maiores aliadas da saúde das mulheres. “A informação é resolutiva para redução de casos, aqui nesta conversa são realizadas várias perguntas que tiram as dúvidas das mulheres e também dos homens. Priorizamos ainda o rastreio (que são os exames preventivos) e também o diagnóstico precoce, onde a taxa de redução de mortes alcança até 100%, dependendo de cada caso”, afirmou.

Outra atividade realizada nesta terça-feira foi a Oficina de Flores, promovida pela professora de Ikebana, Magda Mafra, que atua há 17 anos com confecção de arranjos de flores da cultura japonesa. “O principal objetivo é o envolvimento entre as pessoas pelas flores. Esta oficina vai muito do interior para o exterior, onde a gente fala sobre o conceito de kado, que é o caminho da pessoa. Nesta oficina trabalhamos mais o lado interno e o que esta flor faz para melhorar o meu ambiente e o meu ser”, destacou.

Na última segunda-feira, 25, o IMMU promoveu uma Oficina de Beleza com tratamento estético para servidoras, em ações que envolvem design de sobrancelhas, sobrancelhas em henna e higienização facial.

Sobre os serviços, a coordenadora do curso de Estética da Fametro, Maria Gláucia Silva de Lima, disse que a intenção é oferecer bem-estar às mulheres do IMMU. “Quando se fala em saúde, não se fala apenas em ausência de doença, é importante trazer ações de bem-estar, principalmente durante o Outubro Rosa, para que as mulheres se sintam valorizadas, cuidadas e amadas”, destacou.

Texto – Álisson Castro/IMMU

Fotos – Sidney Mendonça/IMMU