Prefeitura investe em sinalização e planejamento para tornar o trânsito mais seguro e eficiente

17/08/2023 17h05

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem redobrado seus esforços para assegurar um trânsito mais seguro e acessível para pedestres e motoristas e vem realizando investimentos para implantar medidas de sinalização que são fundamentais para evitar acidentes e ordenar as vias da cidade.

Como parte desse compromisso, de janeiro a julho deste ano, diversas sinalizações foram implementadas em toda a cidade. A sinalização horizontal, que desempenha um papel crucial na delimitação de faixas e áreas específicas nas vias, teve 27,345.41 metros quadrados, de pinturas implantadas pela prefeitura espalhadas nas zonas da cidade. Essa medida visa proporcionar uma melhor organização do trânsito e reduzir o risco de acidentes.

“Estamos comprometidos em transformar Manaus em um exemplo de mobilidade urbana. Cada sinalização que implementamos é um passo em direção a um trânsito mais seguro e eficiente para todos os manauaras. Estamos ordenando o trânsito e trabalhando para a redução do número de acidentes em nossas vias”, comentou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU.

Além disso, 608 novas faixas de pedestres foram pintadas em diferentes pontos da cidade como escolas, feira, igrejas e locais com grande movimentação de pedestres. Essas faixas são essenciais para garantir que os pedestres possam atravessar as ruas com segurança, especialmente em áreas de grande movimento.

Para melhorar a visibilidade e a segurança, especialmente durante a noite, 3.843 tachas e tachões foram instalados em diversas vias.

Sinalização Vertical

A sinalização também incluiu a instalação de 520 placas de regulamentação vertical. Essas placas são fundamentais para informar os motoristas sobre as regras específicas de cada via, como limites de velocidade, proibições de estacionamento e sentido de circulação da via.

Outro aspecto importante da sinalização é a orientação. Nesse sentido, foram adicionados 52 metros quadrados de placas de orientação, ajudando motoristas e pedestres a se localizarem e encontrarem direções e pontos de interesse.

As ações do IMMU não se limitaram a uma área específica da cidade. No total, 61 bairros de Manaus foram beneficiados com as novas sinalizações. Além disso, 551 vias receberam atenção especial e foram atendidas com as medidas de sinalização.

A Prefeitura de Manaus estabelece como meta primordial a melhoria da fluidez no trânsito da cidade. A gestão municipal entende que um tráfego mais acessível e ordenado não só otimiza o tempo de deslocamento dos cidadãos, mas também é essencial para prevenir acidentes.

Por meio de planejamentos estratégicos e investimentos contínuos em infraestrutura viária, a prefeitura reafirma seu compromisso com a segurança e a qualidade de vida de todos que utilizam as vias da cidade para se locomoverem.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU