Conselho de Assistência Social de Manaus realiza oficina de avaliação com usuários do Suas

17/04/2023 16h04

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS/Manaus), órgão de controle social integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), realiza, na próxima quinta-feira, 20/4, a oficina “Chá com os usuários do Suas”, com o objetivo de promover a participação direta dos beneficiários no processo de avaliação do sistema. O evento será realizado das 13h às 16h, na avenida Autaz Mirim, 5.561, bairro São José Operário, zona Leste.

O CMAS convida os usuários do Suas, residentes nas zonas Norte e Leste da capital amazonense, a participarem do encontro. O conselho ressalta que a oficina é importante para o fortalecimento do Suas e para isso quer ouvir a opinião dos beneficiários sobre a oferta dos serviços pela rede socioassistencial pública e complementar.  O encontro também será realizado, posteriormente, em outras zonas da cidade.

O presidente do CMAS, conselheiro Paulo Lamego, destaca a importância da iniciativa. “Só será possível promover mudanças e melhorar o sistema ouvindo os interessados. Política pública não se constrói por procuração, é preciso proatividade dos interessados, e o CMAS não só cumpre a sua obrigação constitucional de fiscalizar, acompanhar e monitorar, mas também promove audiências públicas para fazer a escuta qualificada de como anda a entrega dos serviços aos seus usuários. Assim, a presença é importante, necessária e indispensável”, afirmou.

Como participar

Os interessados em participar da oficina poderão se inscrever até a próxima quarta-feira, 19/4, de forma presencial nos Cras situados nas zonas Norte e Leste de Manaus, ou via organizações habilitadas de assistência social junto ao CMAS.

14° Conferência Municipal da Assistência Social de Manaus

A oficina “Chá com os usuários do Suas” será uma prévia da 14ª Conferência Municipal da Assistência Social de Manaus, que será realizada em julho deste ano, cujo objetivo é promover um espaço democrático para que a sociedade possa conferir, avaliar e deliberar sobre o funcionamento e execução das políticas públicas destinadas ao atendimento das necessidades básicas das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A conferência constitui ainda espaço para construir propostas, ideias para o progresso econômico e social dessas pessoas.

Texto – Divulgação / Semasc

Foto – João Viana / Arquivo Semcom