Prefeitura de Manaus atua em serviços de contenção de rip-rap no bairro Nova Vitória

27/02/2023 19h45

As equipes de obras da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atuam de forma emergencial, nesta segunda-feira, 27/2, na contenção de rip-rap na avenida Iraque, no bairro Nova Vitória, zona Leste da capital.

No local, durante as fortes chuvas, um poste de energia caiu, provocando um deslizamento de terras, que atingiu duas residências. As famílias foram retiradas pela Defesa Civil do Município em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Dez servidores da Seminf realizaram inicialmente a limpeza de toda a área atingida e, com o auxílio de máquinas retroescavadeiras, realizaram os trabalhos de contenção, com um serviço de rip-rap (solo e cimento ensacado), técnica aplicada na estabilização de talude, para equilibrar o solo, evitando assim a ocorrência de novos deslizamentos, conforme explica o engenheiro Édson Júnior, responsável pela obra.

“Assim que fomos acionados sobre a ocorrência, entramos no local. O trabalho que executamos hoje consiste na colocação de sacas contendo cimento e areia que, depois de molhadas, formam um paredão em concreto, protegendo os taludes e evitando novas erosões e deslizamentos de terras. Assim, o problema será solucionado de forma definitiva. Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior, para atuarmos de forma célere, evitando transtornos e garantindo infraestrutura de qualidade em todas as zonas da cidade”, destacou o engenheiro.

No local, também será refeita toda a estrutura de meio-fio e calçada, que foi danificada em um total de 20 metros de extensão. A obra será entregue ainda esta semana.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf