Prefeitura promove tarde de brincadeiras no encerramento da colônia de férias do Cras São José IV

03/02/2023 21h48

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nesta sexta-feira, 3/2, uma tarde de atividades lúdicas com as famílias referenciadas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José IV, no encerramento da programação da primeira colônia de férias promovida pelo equipamento.

Realizadas ao longo de duas semanas, com 20 famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da unidade, as atividades foram encerradas de maneira especial no Parque Municipal Cidade da Criança, no Aleixo, zona Centro-Sul.

“A Colônia de Férias foi pensada para as crianças do serviço de convivência justamente nesse período de recesso escolar.  Tivemos duas semanas de muitas atividades, muitas brincadeiras e de muita diversão, trabalhando essas atividades com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares dessas crianças e dos comunitários, inclusive com uma participação e apoio em peso dos pais”, explicou a coordenadora do Cras São José IV, Adriana Gomes.

A programação da tarde de encerramento contou com dinâmicas de socialização, brincadeiras ao ar livre, passeio pelas instalações do parque, além da distribuição de brinquedos às crianças.

De acordo com a psicóloga do Cras, Samantha Souza de Sá, além da recreação e do processo de socialização que as atividades estimulam, o acesso a espaços públicos de lazer a famílias de baixa renda de zonas mais afastadas da cidade também é um fator que ajuda no acesso a cidadania dessas pessoas.

“Há crianças que nunca tiveram a oportunidade de vir ao Parque da Criança, muitas das vezes por conta da situação de vulnerabilidade social, então oportunizamos isso justamente para prevenir essas situações de vulnerabilidade, dando acesso a informação, brincadeiras, trabalhando a afetividade e a socialização dessas crianças”, explicou.

Nilzimara Barros, 27, é uma das mães que tiveram a oportunidade de visitar o espaço pela primeira vez. Dona de casa e mãe de três crianças, Nilzimara não poupou elogios à iniciativa.

“Como meus filhos não tinham nenhum entretenimento durante o tempo livre e a rua também é muito perigosa, para mim foi a melhor coisa que eles já fizeram, além de realizar o nosso sonho de conhecer o Parque Cidade da Criança”, concluiu.

Também dona de casa, Lucicleide Marinho, 43, agradeceu à equipe do equipamento e o apoio prestado pela Prefeitura de Manaus. “Foram duas semanas muito gratificantes, um trabalho realmente intenso de apoio que recebemos com as nossas crianças”.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Foto –  Marcely Gomes / Semasc