Prefeitura prepara curso previdenciário à distância

07/12/2018 15h09

A Prefeitura de Manaus vai disponibilizar aos servidores municipais as normas que regem a previdência municipal e também a do regime geral por meio de Ensino à Distância (EAD). O projeto está sob a responsabilidade da Manaus Previdência, gestora do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, que vai contar com o apoio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional(Espi) para tornar a ação uma realidade.

“Percebemos que da mesma forma que o cidadão precisa ser instruído desde cedo em noções que envolvam cidadania e de trânsito, por exemplo, também precisa conhecer o aparato que rege a sua vida laboral e, especificamente, as regras que definem sua vida na aposentadoria”, destaca o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira.

Tratado inicialmente como um Programa de Educação Previdenciária, o ensino à distância está previsto para disponibilizar seu primeiro curso ainda no primeiro semestre de 2019. Não está descartada a hipótese da atividade também acontecer de forma presencial.

O início da formatação do projeto aconteceu na manhã desta sexta-feira, 7/12, em reunião que envolveu os dois titulares dos órgãos envolvidos – Vieira, da Previdência, e Stela Cyrino, da Espi – e suas respectivas equipes.

A intenção neste programa, informa Vieira, é abordar de forma ampla e contínua os aspectos que regem a previdência no País, com enfoque no RPPS de Manaus. “No dia a dia das nossas ações, constatamos que muitos segurados não se preparam adequadamente para o momento da aposentadoria, seja no aspecto emocional e/ou financeiro”, alerta.

“E podemos contribuir para que as tomadas de decisões ao longo do exercício da função pública sejam mais direcionadas para a criação de condições favoráveis para uma transição à inatividade sem sobressaltos”, diz.

Na reunião desta sexta, ficou acertado que a Diretoria Previdenciária da Manaus Previdência vai elaborar o conteúdo programático do programa, assim como definir os instrutores. “No dia 22 de janeiro vamos voltar a nos reunir com a Espi trazendo essas informações”, adiantou a diretora da área, Daniela Benayon. “A partir dessas informações, a Espi poderá estruturar o curso, definindo carga horária, periodicidade etc”, complementa.

O Programa de Educação Previdenciária, conforme Benayon, será uma versão ampliada de dois outros programas que existem na Manaus Previdência: o Manausprev Itinerante e o de Orientação para Aposentadoria aos Pré-aposentandos (Prepara Prev). “Nossa intenção é intensificar a aplicação da visão da autarquia, que é a de disseminar a cultura previdenciária entre os servidores públicos, e ser referência nacional como instituição gestora de previdência até 2020”, diz.

O que é o EAD

Sigla de Educação à Distância, o EAD é uma estratégia educativa baseada na utilização da tecnologia para promover o ensino-aprendizagem sem limitação de lugar, hora, ocupação ou idade dos alunos. Alunos e professores estão separados fisicamente, mas conectados para a transmissão e recebimento de informações.

O público-alvo do EAD são as pessoas que possuem pouco tempo livre e que precisam conciliar outras atividades.

— —

Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência