Sistema de transporte escolar de Manaus é destacado por comitiva do governo federal

18/09/2019 20h05

A gestão em educação da Prefeitura de Manaus mais uma vez chama atenção e pode se tornar modelo no cenário nacional. Nesta quarta-feira, 18/9, membros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), e da empresa alemã Faboro Deutschlan Gmbh vieram à capital para conhecer a estrutura da rede municipal de ensino, principalmente do transporte escolar fluvial, que atende as escolas da zona ribeirinha.

18.09.2019 Visita do FNDE em escola ribeirinha

“Manaus deu um grande salto na sua educação básica e temos colhido bons resultados no Ideb, mas também em importantes competições educacionais dentro e fora do país. É um trabalho de muito comprometimento, tanto de nossa parte, enquanto gestor, melhorando as estruturas e investindo em ações pedagógicas, como dos professores, que têm feito toda a diferença no aprendizado dos nossos alunos, até dos que vivem mais distantes da área urbana de Manaus”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O primeiro momento do encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque 10, zona Centro-Sul, onde foram apresentados os resultados educacionais alcançados na rede, sobre o calendário escolar, extensão e o atendimento dos estudantes e professores na zona urbana e rural de Manaus. Em seguida, a comitiva seguiu para visitar a escola municipal Francisco Coelho, no rio Amazonas. Ao longo desta quinta-feira, 19/9, serão visitadas escolas municipais do rio Negro.

A visita tem o objetivo de conhecer como funciona o atendimento feito pelas embarcações da prefeitura e avaliar de que forma o FNDE, por meio da empresa alemã, pode contribuir com um meio de transporte mais sustentável e prático para a rede municipal de ensino de Manaus, além de levar o modelo implantado para outras secretarias de Educação do país.

“Há mais de um mês, o FNDE já tinham nos procurado devido aos resultados que Manaus tem alcançado na educação e que está relacionado a uma estratégia de gestão que conseguimos empreender. Alguns processos foram refeitos, com intuito de melhorar os índices dos indicadores pedagógicos e um deles é o processo do transporte escolar, onde conseguimos fazer o georreferenciamento de todas as rotas e, com isso, otimizamos o acesso dos alunos e professores. Isso chamou atenção do FNDE, que quis conhecer de perto como conseguimos todo esse feito”, explicou a titular da Semed, Kátia Schweickardt, ao destacar que todo esse processo de reelaboração e reorganização foi acompanhado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

A Prefeitura de Manaus gerencia 49 escolas ribeirinhas, que atendem aproximadamente de 2,8 mil alunos ao longo das calhas dos rios Amazonas e Negro. Cada unidade possui embarcação para o transporte escolar. De acordo com coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar do FNDE, João Antônio Lopes, Manaus chamou atenção pelo modelo de gestão e de atendimento à comunidade e, por isso, resolveram vir até a capital do Amazonas com uma empresa para conhecer o que já era feito e verificar a possibilidade de desenvolver uma tecnologia de embarcação adaptada à realidade da Amazônia. “Manaus, de fato, é um modelo no quesito de gestão e um local onde o investimento pode ser visto, por isso queremos oferecer uma tecnologia inovadora, um barco mais eficiente, mais leve, com menos uso de combustível, para amenizar o impacto financeiro e uma manutenção razoável para o município”, comentou Lopes.

A empresa Faboro foi procurada pelo FNDE, devido aos serviços tecnológicos nas embarcações da Alemanha, que utilizam a energia solar, substituindo gasolina e diesel. “Nós vamos conhecer de perto a construção das embarcações e o que precisa ser feito em relação à tecnologia e convertê-las para uma energia renovável, que é a solar”, disse a suplente do representante do Estado de Baden-Württemberg no Brasil, Priscila Loro.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed e Nathalie Brasil / Semcom