Semana de Controle Social reforça importância da participação popular na melhoria da saúde

25/10/2018 15h09

Com o tema “Controle social e seu papel na garantia do Direito Humano à Saúde no SUS”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO) iniciaram os preparativos para a 13ª Semana de Controle Social, que acontece no período de 23 a 30 de novembro. O evento é realizado anualmente, reunindo usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), em uma grande mobilização para divulgar a importância da participação popular na melhoria dos serviços públicos em saúde.

Nesta edição, a Semana do Controle Social vai abordar. O presidente do CMS, conselheiro Jorge Carneiro, explica que o evento também faz parte de uma série de atividades preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o mês de julho de 2019.

“A Semana do Controle Social é um momento especial em Manaus, quando é possível mostrar para a população o papel do controle social, intensificar o contato com os 60 Conselhos Locais de Saúde, cada um representando uma Unidade de Saúde, e reunir representantes da sociedade civil organizada. O foco principal nesta 13º edição é a preparação para a realização das pré-conferências e da Conferência Municipal de Saúde. São eventos que irão acontecer em todo o país, resultando na Conferência Nacional de Saúde”, informa Jorge Carneiro.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde vai acontecer no período de 28 a 31 de julho de 2019, abordando o tema “8ª + 8 = 16ª”, que é uma referência a 8ª Conferência, realizada em 1986, e considerada um marco para a criação do SUS e por ter sido a primeira, em âmbito nacional, aberta à sociedade.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, as Conferências Municipais de Saúde acontecem a cada quatro anos, quando gestores, trabalhadores e usuários do SUS discutem, avaliam e elaboram diretrizes para a formulação da política de saúde no município.

“As propostas levantadas nas conferências municipais são encaminhadas para avaliação e discussão na Conferência Nacional de Saúde, o que garante a participação popular na elaboração de políticas públicas. Por isso, é importante fortalecer cada vez mais o controle social, o que vai resultar no fortalecimento do SUS e da saúde. Felizmente, Manaus tem um controle social atuante por meio dos conselheiros municipais e locais, que fiscalizam e estão presentes nas Unidades de Saúde, ajudando na gestão dos serviços, e a Semana do Controle Social será uma oportunidade para divulgar esse trabalho”, destaca Marcelo Magaldi.

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto: Divulgação/Semsa