Prefeitura duplica áreas públicas e investe em obras de reabilitação urbana para Manaus

06/02/2024 17h11

#paratodosverem – imagem da fachada do Mirante Lúcia Almeida

Com projetos de reabilitação e requalificação urbanas, criando áreas livres públicas e de qualidade, a Prefeitura de Manaus tem investido em espaços com paisagens naturais e de pertencimento aos manauenses, desde parques, mirantes, e praças. Na gestão do prefeito David Almeida, o investimento vai resultar na criação de mais de 181 mil metros quadrados de áreas com novos espaços públicos e acessíveis à população e visitantes.

A capital amazonense está mais do que dobrando o número de grandes espaços públicos de referência na capital, passando a contar com o complexo de São Vicente (mirante Lúcia Almeida, Casarão Thiago de Mello, Largo de São Vicente e píer turístico), no Centro, na zona Sul; com as duas etapas do parque Amazonino Mendes, entre as zonas Norte e Leste; e o parque Encontro das Águas Rosa Almeida, na zona Leste.

Nesta terça-feira, 6/2, os projetos e obras desenvolvidos pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) foram destaques durante apresentação do prefeito na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus, na entrega da Mensagem Governamental, destacando avanços históricos da gestão nos últimos três anos, em todas as zonas da capital.

São projetos de reabilitação e de requalificação urbana, inovações e melhorias urbanísticas que tornaram Manaus mais humana nos últimos anos, dentro da missão do corpo técnico e criativo do Implurb.

Todo projeto de melhoria da infraestrutura também pede novos equipamentos urbanos. Nesse sentido, a primeira importante entrega foi da casa de Praia Zezinho Corrêa, realizada no Dia do Trabalho, no ano passado, tendo projeto arquitetônico do Implurb. O espaço de lazer e entretenimento se soma às inúmeras opções e belezas naturais do complexo turístico Ponta Negra, sendo sucesso de público e resgatando sentimentos que vão de nostalgia ao contato mais direto com a natureza.

Em outubro passado, no aniversário de Manaus, foi inaugurado outro projeto desenvolvido pelo Implurb, a primeira etapa do parque Amazonino Mendes, mudando um pouco o eixo dos grandes espaços de lazer da cidade, para as zonas Norte e Leste. O parque segue em obras com mais estruturas de lazer, esporte e convivência. Além disso, terá um inédito circuito cênico e interativo, com animais gigantes, praça molhada, sendo um divisor de águas para famílias, adultos e crianças, que precisam de espaços de referência nas zonas mais populosas da capital.

“Ainda em 2023, iniciamos as obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, um local privilegiado de onde a população e turistas poderão contemplar o internacionalmente conhecido Encontro das Águas. E temos o complexo mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente, às margens do rio Negro, no centro histórico da cidade, que está praticamente pronto”, comentou David Almeida, na CMM.

O prefeito informou, ainda, que a segunda etapa do parque Amazonino Mendes será entregue neste semestre e, até dezembro, devem ser concluídas as etapas com o conjunto habitacional.

Encontro

Dezoito anos depois de o arquiteto premiado Oscar Niemeyer ter colocado no papel, em curva para o concreto, a estilização do que enxergava na Amazônia, do encontro dos rios, a prefeitura licitou em 2023 e está iniciando os trabalhos para a construção do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, na avenida Desembargador Anísio Jobim, 20, Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. A obra tem prazo de 12 meses.

Já as obras do “Nosso Centro” estão com 95% de conclusão, com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2024, tendo recursos do Tesouro Municipal. O complexo terá, ainda, um inédito píer turístico para atender a população e o trade turístico, proporcionando uma estrutura única, com segurança, comodidade e adequada para receber os operadores de passeios turísticos.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Arquivo / Semcom