Prefeitura oferta exames na USF Balbina Mestrinho como parte do Março Lilás neste sábado, 19/3

18/03/2022 17h55

Como parte da Campanha Março Lilás, a Prefeitura de Manaus realiza, neste sábado, 19/3, uma programação especial na Unidade de Saúde da Família Balbina Mestrinho, localizada na Cidade Nova, zona Norte.

A partir das 8h, a unidade vai ofertar consulta médica, coleta de preventivo, teste rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e exames de eletrocardiograma. A programação contempla ainda a orientação odontológica, com entrega de kits de higiene bucal e exames de ultrassom transvaginal, tireoide, obstétrica e de mama.

A programação, que faz parte das ações de prevenção ao câncer do colo do útero, se estenderá até as 16h, na USF Balbina Mestrinho, que fica na rua Major Silvério Nery, núcleo 3, do bairro Cidade Nova.

Neste mês de março as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão intensificando as ações de educação em saúde e oferta de exames em toda a rede municipal com o objetivo de sensibilizar a sociedade acerca dos cuidados preventivos e formas de controle do câncer do colo do útero.

As atividades já fazem parte da rotina dos estabelecimentos de saúde, mas são reforçadas em março para alertar sobre o período que a doença representa para as mulheres.

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Camila Batista / Semsa