Semsa e Semed assinam termo de adesão de escolas ao PSE

11/08/2014 16h41

O município de Manaus terá 147 escolas incluídas no Programa Saúde na Escola (PSE) para a vigência 2014-2015. São 19 escolas a mais  que na vigência anterior. A assinatura do termo de adesão ao PSE será nesta quarta-feira, 13, às 14h30, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na avenida Mário Ypiranga, nº 2549, Adrianópolis.

A chefe do setor do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Aldacy Barroso, explica que a adesão ao PSE é um processo que deve ser realizado anualmente, incluindo as escolas que já aderiram em anos anteriores, formalizada com a assinatura conjunta dos secretários municipais de Saúde e de Educação. “No termo de compromisso constam as informações referentes à adesão: ações, metas, total de escolas e de equipes de saúde que aderiram ao programa e as modalidades de ensino contempladas”, explica Aldacy Barroso.

Com a adesão ao PSE, cada escola indicada passa a ter uma Equipe de Saúde da Atenção Básica de referência, que irá executar ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos alunos.

Em Manaus, a adesão vai incluir a participação das 147 escolas (99 municipais e 48 estaduais) e de 145 Equipes de Saúde da Atenção Básica, atendendo a 81.769 alunos, nas seguintes modalidades de ensino: creches, pré-escolas, escolas de ensino fundamental, ensino médio e de educação de jovens e adultos.

Ações

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Governo Federal e representa uma política intersetorial da Saúde e da Educação, por meio da qual são realizadas ações de avaliação e acompanhamento das condições de saúde dos alunos de escolas da educação pública, tendo a prevenção e promoção da saúde como instrumentos de acesso a uma melhor qualidade de vida e pleno desenvolvimento dos estudantes.

A gestão do PSE em nível local ocorre por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), composto por representantes das secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação, e conta com o apoio e assessoramento dos Núcleos de Monitoramentos Distritais, compostos por técnicos dos Distritos de Saúde e de Educação.

As ações pactuadas são subdivididas em três componentes: avaliação das condições de saúde; promoção da saúde e prevenção de agravos; e formação profissional.

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315