Parque Amazonino Mendes segue com obras avançadas em ciclovia, quiosques e CAPs

19/07/2023 18h13

O canteiro de mais uma obra da Prefeitura de Manaus, nas avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, entre as zonas Leste e Norte, segue a todo vapor. A ciclovia do futuro parque Amazonino Mendes recebe serviços de montagem de meio-fio, lona e telas de aço, concretagem do piso e finalização de plantio de grama. O projeto arquitetônico do parque é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

A ciclovia, a faixa verde arborizada e a pista de caminhada são um conjunto no complexo, que vai percorrer todos os equipamentos do novo espaço público construído na gestão do prefeito David Almeida, percorrendo desde a estrutura urbana até o residencial, ligando mobiliários de ponta a ponta.

No platô B do parque, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), que terá 626,20 metros quadrados de área construída, ganha reaterro compactado; complemento de aço dos pilares; forma dos pilares e impermeabilização das vigas dos baldrames. O CAPs terá recepção, consultórios, farmácia, medicação, enfermagem, administração, rouparia, direção, espaço de convivência, copa e banheiros.

Neste trecho do parque seguem em construção a quadra poliesportiva, com montagem do alambrado e finalização do reboco; os quiosques gourmet, que têm instalações complementares de água, rede de esgoto e elétrica, e piso de concreto externo. Já na quadra de areia, os operários concluem reboco e montagem do alambrado.

No outro trecho, o platô A, os quiosques têm assentamento de cerâmica interna e revestimento externo, pré-montagem da cobertura, e instalações de aterramento.

O prefeito David Almeida havia anunciado a entrega da obra para outubro deste ano, e ela fará parte das comemorações de aniversário da cidade de Manaus.

A etapa a ser inaugurada no aniversário da cidade tem cerca de 1 quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, pista de caminhada até ciclovia, estacionamento, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.

“A primeira etapa está com cronograma a ser entregue no dia do aniversário de Manaus. A segunda etapa do parque, com a parte de concepção artística e área temática, está com licitação sendo concluída e esperamos que, até o final do mês, o prefeito David Almeida assine a ordem de serviço para início desta construção”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno. O habitacional está dividido em três blocos distintos de 5 pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos, serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

Intervenção

A intervenção da Prefeitura de Manaus vai dar aos bairros do Novo Aleixo e Tancredo Neves uma área inédita de lazer e turismo para a população, sendo o primeiro parque linear desta escala na capital.

Planejado para ser um espaço multigeracional e atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcD) e com mobilidade reduzida, o parque linear terá inéditos playground inclusivo e um playpet. O espaço multiuso servirá para abrigar diversas atividades, desde esportivas, como a zumba, quanto culturais, com apresentação de artistas.

Com uma área tão rica e um tecido urbano a ser reabilitado, o projeto vai criar uma área pública de qualidade, entremeadas por calçadas arborizadas e mobiliários de uso coletivo, permitindo aos moradores resgatar os vínculos e o senso de pertencimento com os espaços ao ar livre e às margens de um igarapé.

A obra é parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

As calçadas do parque terão a caixa viária regularizada, serão dotadas de passeios, guias, sarjetas, sinalização horizontal e vertical, bem como de dispositivos de microdrenagem e acessibilidade universal (rampas, faixa de pedestre, pontes de interligação).

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – João Viana / Semcom