Trabalhadores da saúde recebem vacina contra a influenza no CSU do Parque 10

08/04/2020 17h24

Dando continuidade às ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Manaus, iniciada no dia 23/3, a Prefeitura de Manaus, realizou nesta quarta-feira, 8/4, no Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, a oferta de vacina para trabalhadores da saúde.

Trabalhadores da saúde recebem vacina contra a influenza no CSU do Parque 10
“Os trabalhadores da saúde, juntamente com os idosos com mais de 60 anos, são o público-alvo da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza. Como ocorreu com os idosos, a estratégia da Prefeitura de Manaus para a vacinação de trabalhadores da saúde foi organizada para evitar aglomeração de pessoas, reduzindo o risco de transmissão da Covid-19, causada pelo novo coronavírus”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A programação no CSU ocorreu ontem, terça-feira, 7, e hoje, quarta-feira, das 8h às 16h, direcionada para trabalhadores autônomos da área da saúde. Além do CSU, os trabalhadores da saúde também estão sendo vacinados nos locais de atuação, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e serviços de pronto-atendimento.

A vacina disponível é trivalente e protege contra os vírus da Influenza A (H1N1), da Influenza B e da Influenza A (H3N2). A campanha segue até o dia 22/5, e de acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, deverá atender 522.065 pessoas na capital amazonense, entre idosos, trabalhadores da saúde e outros 13 grupos considerados prioritários.

Conforme a chefe da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Isabel Hernandes, a meta do Ministério da Saúde é estabelecida de acordo com o censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Doses

Desde o início da campanha em Manaus, no último dia 23 de março, a Semsa aplicou 112.663 doses de vacina contra influenza em idosos a partir de 60 anos de idade, por meio da estratégia de vacinação no serviço de drive-thru e da visita domiciliar.

“A estratégia de drive-thru foi encerrada no momento, mas a visita casa a casa para idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família e no site da Semsa vai continuar até que todos os idosos em Manaus sejam imunizados, encerrando apenas no dia 22 de maio”, afirma Isabel.

Etapas

Assim como idosos e trabalhadores da saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como público-alvo outros grupos considerados prioritários para a imunização, que são formados por pessoas com maior risco para desenvolver complicações graves pela influenza.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Deave/Semsa), Marinélia Ferreira, explica que a vacinação foi dividida em etapas, beneficiando inicialmente idosos e trabalhadores da saúde, mas que a expectativa é para iniciar no próximo dia 16, a vacinação de outros grupos prioritários.

“A partir do dia 16 de abril, mantendo a vacinação de idosos, a Semsa deverá iniciar a vacinação de profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários”, informa Marinélia.

O Dia “D” de mobilização nacional está marcado para o 9/5, quando iniciará a vacinação para professores de escolas públicas e privadas; crianças de seis meses até menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas com deficiência; e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa