Profissionais da educação infantil da Prefeitura de Manaus participam da 1ª oficina da ‘Unidade Amiga da Primeira Infância’

03/05/2024 9h57

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou, nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3/4, a 1ª oficina da “Unidade Amiga da Primeira Infância” (Uapi), que visa a qualificação de profissionais no atendimento de crianças de 0 a 6 anos de idade. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), avenida Maceió, Parque Dez, zona Sul, e contou com a participação de assessores pedagógicos da Divisão de Educação Infantil (DEI), das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e gestores de 34 unidades que atendem a modalidade.

Durante a oficina, foi apresentado o Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Indique), que é um material elaborado para ser usado nas unidades que atendem a educação infantil, que traz diversas sugestões de como o educador pode usar, dentro de um formato flexível, de acordo com a realidade de cada unidade de ensino.

Para a chefe da DEI, Cláudia Magalhães, a oficina tem a intenção de melhorar pontos importantes no desenvolvimento pedagógico de meninos e meninas.

“A educação infantil é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças e é onde elas começam a desenvolver a personalidade e autonomia. E o Indique, que está sendo apresentado para os nossos profissionais, vai ajudar muito nesse processo com melhorias e intervenções na educação e ainda fortalecer os laços entre família e escola”, afirmou Cláudia.

De acordo com a secretária do Unicef, Carol Velho, a Semed leva muito a sério a aprendizagem na educação infantil. Prova disso é que no primeiro ano da Uapi em Manaus, já começou com 34 unidades de ensino.

“É muito importante essa parceria entre prefeitura e Unicef, que já começa com 34 unidades. Isso é uma maravilha. Nossa intenção é aumentar ainda mais esse número, que já é muito significativo. Toda nossa experiência será voltada para formação de todas as pessoas que irão acompanhar esse processo na educação infantil”, concluiu Carol.

—-

Texto: Thalia Rodrigues / Semed