Prefeitura entrega escola no Zumbi dos Palmares que estava há quase 30 anos sem reformas

19/04/2023 19h21

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na tarde desta quarta-feira, 19/4, a entrega da nova escola municipal Raimundo Gonçalves Nogueira, localizada no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste da capital amazonense. A unidade de ensino estava há 29 anos sem receber reforma e é a 307ª revitalizada pela gestão municipal.

“Nós melhoramos a estrutura física da escola. Os pais podem ter certeza que os seus filhos vão estudar em uma escola de nível particular. Existem colégios privados que não têm a estrutura que as nossas escolas do município têm. Estamos dando todo o conforto necessário para os filhos de vocês. Pagamos o terceiro melhor salário do Brasil para os professores, melhoramos o conteúdo pedagógico. Tudo isso porque a meta desta prefeitura é que a cidade de Manaus tenha a melhor educação básica do Brasil”, afirmou Almeida.

A obra durou cerca de quatro meses e custou, aproximadamente, R$ 3,5 milhões. A unidade, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai atender 300 alunos, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, com idade entre 9 e 17 anos, matriculados nos turnos matutino e vespertino.

Na escola, foram realizados reparos nas oito salas de aula, troca do telhado, substituição total da parte elétrica e hidráulica, pintura, ampliação da cozinha, biblioteca, sala de informática e depósito de alimentos. Além disso, foi construída uma rampa de acessibilidade coberta e uma pracinha para entretenimento dos alunos.

Para o subsecretário da Semed, Junior Mar, a revitalização vai possibilitar a unidade desenvolver ainda mais o trabalho pedagógico.

“Os servidores da Semed estão trabalhando para que os alunos recebam a melhor educação. Estamos focando na melhora do ambiente, na instalação de novas tecnologias. Isso é fundamental. Essa escola tem o programa ‘Educa+Manaus’, com isso, os alunos de 9º ano terão o ‘Sexto Tempo’, vão almoçar na escola. Esse é o maior programa educacional do Brasil e faz a diferença na vida da nossa população”, frisou Mar.

Uma das moradoras e responsável da aluna Keuly Pereira, de 13 anos, do 8º ano do ensino fundamental, Maria Pacheco, revelou que ficou feliz pelos estudantes e por toda comunidade com o novo espaço.

“Vendo esse prédio como está hoje, me enche os olhos de alegria, porque há muito tempo a comunidade esperava por isso, por uma escola totalmente revitalizada, com os melhores espaços para atender os alunos, com os problemas estruturais resolvidos, mais confortável. E temos tudo isso agora com essa reforma. Então, a comunidade só tem a agradecer”, disse a dona de casa.

Laura Rodrigues, de 13 anos, aluna do 8° ano do ensino fundamental, disse que o novo espaço chamou a sua atenção e que está ansiosa para começar a estudar e conhecer mais o novo prédio da escola. “Está bem melhor que antes, com um ambiente melhor, com coisas novas, espaços mais amplos pelo o que pude ver. Estou ansiosa para começar a estudar para conhecer e aproveitar mais esse espaço”, comemorou.

Texto – Thiago Fernando e Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semed

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom