Prefeitura de Manaus realiza 1ª Mostra do Projeto Contação de Histórias da rede municipal de ensino

06/12/2022 17h48

Mostra do Projeto Contação de Histórias

A Prefeitura de Manaus realizou, na tarde desta terça-feira, 6/12, a 1ª Mostra do Projeto Contação de Histórias “Abelinda Conta e Encanta”, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio das Ocas do Conhecimento Ambiental. O evento aconteceu no auditório da Águas de Manaus, localizado na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

O projeto, que aconteceu durante todo ano letivo de 2022, envolvendo 86 unidades de ensino do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, busca desenvolver o hábito da leitura, bem como estimular a imaginação e o poder de observação, ampliando suas experiências, habilidades artísticas, a relação entre fantasia e realidade, além de sensibilizá-los para as questões ambientais.

Na ação, sete unidades de ensino, uma por Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Semed, apresentaram um pouco do que trabalharam com seus alunos no incentivo da leitura em ambiente escolar por meio de apresentações, com releituras de histórias, contadas a partir do olhar das crianças, com orientações de seus respectivos professores, como explicou a coordenadora das Ocas do Conhecimento, Érica Amorim.

“Ao longo do ano de 2022, 86 escolas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram do projeto, e hoje sete desse total estão representando as sete DDZs que temos, nessa culminância, apresentando ações que elas realizaram, por meio de apresentações de teatro, de coreografia e dramatizações”, disse Érica.

Uma das unidades que participou da Mostra foi a Escola Municipal Historiador Mário Ypiranga Monteiro. No historiador, a ação foi realizada com 74 alunos do 1º ano do ensino fundamental. A professora do 1º ano, Beatriz Fidelis, que estava representando a escola, disse que o projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo várias disciplinas e abordagem de aprendizagem.

“Nós conseguimos integrar o projeto de forma interdisciplinar. A gente conseguiu trabalhar, além do tema central do projeto, a questão preservação da natureza, com um olhar mais voltado aqui para a Amazônia. A gente conseguiu trabalhar também as artes, a língua portuguesa, já que a gente trabalha alfabetização no primeiro aninho”, relatou Beatriz.

Outra unidade que trabalhou o projeto foi a Escola Érico Veríssimo. No espaço, a ação foi executada com 60 alunos do 1º ao 5 ano. A gestora da unidade, Cassandra de Sales, ressaltou que o projeto foi exitoso no ambiente escolar.

“A contação de história na nossa unidade aconteceu desde o início do ano com as turmas dos terceiros anos e de fato foi uma experiência bastante exitosa, considerando que além de despertar a leitura, a vontade da criança de ler, ajudou a despertar também a criatividade dos alunos e, por consequência, a gente conseguiu trabalhar outros aspectos que as crianças precisam desenvolver, como por exemplo a atenção e o lado cognitivo”, frisou Cassandra.

Inspiração

A personagem principal, a “Abelinda”, criada pela professora Isabel Souza, da Semed, em 2019, mesmo ano de surgimento do projeto, desempenha de forma lúdica, interativa e prazerosa o despertar das descobertas e transformações, ampliando o universo de significados na Educação Infantil e Anos Iniciais. A Abelinda surgiu para desmistificar a imagem de que a abelha é somente um ser nocivo, sendo um símbolo do trabalho coletivo e de grande importância para o equilíbrio da natureza. Nas Ocas do Conhecimento Ambiental, a Abelinda trabalha disseminando educação ambiental, equivalente ao pólen.

Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed