Prefeito lança candidatura de Manaus ao título de ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’

03/08/2023 19h01

O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou a candidatura de Manaus para ser a “Cidade Sul-Americana do Esporte” de 2024, na tarde desta quinta-feira, 3/8. O evento aconteceu no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico, e contou com a participação do diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Alexandre Maciel, e do representante e interlocutor da Aces Europe e da Aces América do Sul, João Macário.

Chancelado pelo Parlamento Europeu e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o título é concedido pela Aces Europe a municípios que se destacam pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, como ação democrática competitiva e também de saúde e cidadania.

David Almeida destacou a importância desta candidatura para mudar a imagem de Manaus mundialmente, principalmente após a segunda onda de casos da Covid-19.

“As cidades que se candidatam precisam atender a um caderno de encargos como se fosse se candidatar para sediar uma Olimpíada. Dentro dessa perspectiva nos escrevemos e agora vamos trabalhar dentro desse caderno de encargos para que possamos continuar desenvolvendo os nossos projetos esportivos, investindo em estruturas para que Manaus possa ser reconhecida como a cidade sul-americana do esporte. Eu acredito que vamos chegar nesta posição. Com esse prêmio, vamos ter visibilidade mundial. Nós não podemos nivelar Manaus por baixo”, enfatizou Almeida.

O chefe do Executivo municipal frisou que a atual gestão tem desenvolvido diversas iniciativas nos últimos dois anos e meio, principalmente trabalhando a transversalidade entre esporte e saúde.

“A nossa cidade foi sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Manaus é conhecida mundialmente como a capital da Amazônia. Por isso, não podemos deixar de investir em esportes. Nós temos apoiado clubes de futebol, vôlei, atletas de diversas modalidades e realizamos uma maratona internacional. Estamos investindo em reforma de centros esportivos, praças, ciclovias, tudo isso para tirar as pessoas das suas casas e levar para a atividade física. Com uma cidade mais ativa, uma população menos sedentária, nós diminuímos o número de pessoas que buscam os hospitais. Estamos melhorando a saúde investindo no esporte”, salientou o prefeito.

Para João Macário, a candidatura de Manaus ao prêmio é uma prova da volta por cima que a cidade de Manaus deu nos últimos anos.

“Manaus tem à frente do executivo um prefeito que eu gostaria que fosse o prefeito da minha cidade. A indicação da cidade de Manaus foi minha, pois vejo o que está sendo feito. Eu sou oriundo de projetos esportivos e da educação. Por isso, eu tiro o meu chapéu para a cidade, em nome da Aces Europe. Eu já viajei, através do esporte, para mais de 40 países, e essa é a primeira candidatura do eixo Norte-Nordeste e não poderia ter sido em outra cidade se não Manaus”, afirmou Macário.

Titular da FME, Alexandre Maciel fez questão de salientar os projetos desenvolvidos pela prefeitura que vem ajudando a transformar vidas por todas as zonas da cidade de Manaus.

“A grande intenção desta candidatura é mostrar Manaus para o Brasil e para o mundo como uma cidade que respira esportes. Nesta gestão, temos programas como o ‘Manaus Olímpica’ e o ‘Esporte na Comunidade’ que estão transformando a vida da nossa população. São atletas e projetos sociais que nunca foram vistos, recebendo o apoio necessário para se desenvolver. Por isso, tenho certeza do sucesso desta candidatura”, finalizou.

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Phil Limma / Semcom