Comissão técnica  é instituída para implementação da ‘Cidade Inteligente’

06/09/2021 16h47

A Prefeitura de Manaus, a partir do decreto nº 5.151/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, e publicado na edição nº 5.177, do Diário Oficial do Município (DOM), da última sexta-feira, 3/9, instituiu a Comissão Técnica Manaus Cidade 4.0, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), para a implementação dos conceitos de “Cidade Inteligente” em Manaus. A medida cumpre o objetivo estabelecido pela “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, lançada pelo governo federal em 2020, de construir uma estratégia nacional para cidades inteligentes e, dessa forma, contribuir para o avanço do desenvolvimento econômico.

Comissão técnica  é instituída para implementação da ‘Cidade Inteligente’

A equipe será responsável, primeiramente, pelo diagnóstico preliminar da realidade de Manaus, que deve ser entregue até o dia 31/12 deste ano. O segundo passo será estabelecer um cronograma de investimentos, visando à implementação de soluções tecnológicas que suportarão a integração digital total da cidade de Manaus.

“A nossa ideia, por orientação do prefeito David Almeida, é fazer um governo municipal mais digital. Essa comissão vai tratar dos mais variados assuntos para cidades inteligentes, no que se refere à educação, saúde, segurança, como também mobilidade urbana e outros temas de relevância para Manaus”, destaca o secretário da Semtepi e presidente da comissão, Radyr Júnior.

Além da Semtepi, a comissão é formada por servidores das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); de Saúde (Semsa); de Educação (Semed); Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); juntamente com o Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE); e o Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

Texto – Divulgação / Semtepi

Foto – Divulgação / Implurb