SOS Vida da prefeitura realizou mais de 379 mil remoções de usuários para unidades de saúde em 2023

10/01/2024 16h39

Atendimento do SOS Vida
#paratodosverem – Agentes de saúde do SOS Vida organizando ambulância para atendimentos

A Prefeitura de Manaus realizou, em 2023, mais de 379 mil remoções por meio do serviço de transporte sanitário SOS Vida, 42% a mais do que o total do ano anterior, que foi de 266 mil. De janeiro de 2021 até dezembro do ano passado, foram mais de 803 mil remoções efetuadas pelo serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e voltado a usuários que necessitam de translado para procedimentos em unidades de saúde.

Dentre as 379.184 remoções realizadas pelo SOS Vida no ano passado, a maioria foi para procedimentos de hemodiálise de pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica, sendo 298.524 do total. Houve ainda 40.175 remoções para serviços de fisioterapia e 9.084 para curativos.

A gerente do SOS Vida, Cristina Teixeira, aponta que o crescimento nos números decorre dos investimentos da Prefeitura de Manaus para o reforço na frota do serviço nos últimos anos. Somente em 2022, foram entregues 12 novos veículos, sendo quatro vans convencionais e oito ambulâncias. O serviço tem hoje 32 vans, sendo 20 convencionais e 12 adaptadas para cadeirantes, e 16 ambulâncias.

“Em abril do ano passado tivemos aumento de cinco para 12 vans adaptadas, cada uma com capacidade para quatro usuários, enquanto as anteriores comportavam apenas dois. Com isso pudemos atender quase cinco vezes mais pessoas apenas nessa modalidade”, relata.

O reforço na frota permitiu também a redução na fila de espera do serviço, que hoje tem no cadastro 14 mil usuários com condições renais, traumatológicas, oncológicas, entre outras. “Pudemos elevar o número de atendidos e hoje temos 32 pessoas na fila de espera, que vamos incluindo à medida que outros usuários têm melhoria na condição de saúde e deixam de necessitar do serviço”.

Além dos usuários encaminhados pelas unidades de saúde, o SOS Vida atende solicitações avulsas de pessoas que necessitam de transporte para procedimentos como consultas e exames, mediante contato pelos números 0800 092 0192 e (92) 3637-7777, de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h. “O atendimento ocorre segundo a disponibilidade de vagas, e o cadastro pode ser feito pelo telefone mesmo”, orienta Cristina.

Estrutura

O SOS Vida faz parte da Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária da Semsa e oferta transporte adequado, de acordo com a complexidade, para realização de tratamento de saúde, seja de curto ou longo prazo. As equipes do serviço fazem o traslado dos usuários, segundo a disponibilidade de vagas, até as unidades de saúde para procedimentos como hemodiálise, quimioterapia, exames laboratoriais e/ou de imagem, radioterapia, consultas médicas, entre outros.

O serviço conta com uma central de atendimento, que funciona no mesmo local da Central de Regulação das Urgências (CRU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), no bairro Centro, zona Sul da capital. Tem ainda duas bases descentralizadas para saída dos veículos, situadas nos bairros Aleixo, na zona Centro-Sul, e Alvorada, na zona Centro-Oeste.

Ao todo, 90 servidores trabalham no SOS Vida, sendo 75 técnicos de enfermagem, sete assistentes sociais e uma enfermeira, mais quatro telefonistas e três administrativos.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa