Prefeitura informa endereços de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

Por Prefeitura de Manaus

30/03/2024 9h51

Icone audio

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, reforçam os atendimentos da assistência básica para moradoras dos bairros Grande Vitória, Novo Aleixo e da Paz, nas zonas Leste, Norte e Centro-Oeste, respectivamente, ao longo das próximas semanas. O serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conta com três estruturas itinerantes, que ofertam procedimentos e serviços da atenção primária exclusivamente para a população feminina.

As moradoras da zona Leste poderão buscar os atendimentos da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na rua Vitória-Régia, no Grande Vitória, a partir da segunda-feira, 1º/4. A previsão de funcionamento da estrutura no local é até o dia 12 de abril.

Na zona Oeste, o serviço itinerante voltado à população feminina segue atendendo as usuárias do bairro da Paz e entorno, posicionada na rua Comandante Edno Rios, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Santos Dumont. A estrutura tem previsão de funcionar no local também até 12 de abril.

A unidade móvel, atualmente localizada na zona Norte, continua em funcionamento na rua Junqueiro, nº 1.259, na área da escola estadual Belarmino Marreiro, onde deverá permanecer até o dia 5 de abril.

Acesso e cobertura

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher fazem parte das estratégias da Semsa para facilitar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). As estruturas estão em atividade há oito meses, ampliando a cobertura da atenção básica e beneficiando moradoras de áreas de maior demanda e vazios assistenciais.

O serviço tem ênfase nas ações de prevenção e rastreio de casos de câncer de mama e do colo do útero, bem como o acompanhamento pré-natal em suas áreas de abrangência.

Cada estrutura conta com uma equipe de profissionais de saúde, composta de dois médicos (um clínico geral e um especialista em radiologia e diagnóstico por imagem), um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um técnico em radiologia e imaginologia, e dois assistentes administrativos.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa