Nova coordenação do Fórum Permanente da Educação de Manaus é eleita

28/06/2022 21h26

O profissional de educação Luiz Carlos Castelo foi eleito, nesta terça-feira, 28/6, como novo coordenador do Fórum Permanente da Educação de Manaus (Fpem) para o quadriênio 2022-2026. A eleição, coordenada pela Prefeitura de Manaus, buscou promover a participação social e integral da sociedade civil, bem como legitimar os trabalhos da nova equipe eleita. O pleito ocorreu na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

28.6.2022 - Nova coordenação do Fórum Permanente da Educação de Manaus é eleita

O Fpem funciona como instância de monitoramento e avaliação periódica do cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação (PME). O processo eleitoral foi pautado no regimento interno do fórum e contou com a participação de representantes da sociedade civil e dos poderes Executivo e Legislativo municipal.

A contagem da chapa eleita se deu por maioria simples, no total de 30 entidades representadas no Fpem, como representantes dos conselhos municipais de Alimentação Escolar, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc). Na ocasião, 15 representantes estiveram presentes para votar.

A presidente da comissão eleitoral, Vilma Pessoa, explicou como a atuação do Fpem é essencial para que a educação municipal alcance as metas de ensino estabelecidas pelo prefeito David Almeida.

“O Fpem tem uma atuação bem próxima de todas as diretrizes e metas do plano de governo e Plano Municipal de Educação, assim realiza o acompanhamento, monitoramento e avaliação de todas essas metas. Então, como estamos no último biênio, faremos o balanço das metas do plano municipal vigente e elaboração na construção das novas metas educacionais”, informou.

Coordenador eleito, Luiz Carlos Castelo comentou sobre os planos e perspectivas para o próximo quadriênio. “O fórum tem a característica de ser um espaço plural e a nova coordenação promoverá uma gestão que envolva todos, de forma democrática, para que possa contribuir para as políticas a serem implementadas em nosso município. Sobretudo, o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, sendo essa a premissa do fórum”, observou.

Na ocasião, o coordenador eleito indicou Luiz Carlos Souza como secretário-executivo do Fpem.

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Thais Araújo/ Semed