Fiscalização da Visa Manaus interdita açougue na zona Oeste por irregularidades sanitárias

Por Prefeitura de Manaus

22/06/2026 16h19

Icone audio
#paratodosverem – Agente da Visa Manaus interditando local

A Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma ação de fiscalização em um açougue localizado na zona Oeste, que resultou na apreensão e inutilização de 116 quilos de carnes em condições sanitárias irregulares, além da interdição do estabelecimento.

Os fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus foram ao local na última sexta-feira, 19/6, depois que denúncias indicaram que o estabelecimento fazia o descarte irregular de alimentos em ruas próximas. Ao chegar ao local, a equipe constatou um cenário de graves irregularidades sanitárias, segundo a subsecretária em exercício da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.

“O açougue não possuía licença sanitária, documento fundamental para o funcionamento regular de qualquer estabelecimento que manipule alimentos. Além disso, na câmara frigorífica foram encontradas carnes descongeladas, sem indicação de origem e sem certificação sanitária, incluindo costela bovina em contato direto com vísceras, o que aumenta significativamente o risco de contaminação cruzada”, explica.

Foram apreendidos 116 quilos de carnes nessa situação. Além da costela bovina, os fiscais também recolheram peças de frango temperado e charque. Todos os alimentos foram inutilizados no próprio local, na presença do responsável, e descartados.

O açougue foi interditado por não possuir estrutura física mínima adequada para a manipulação de alimentos. Os responsáveis deverão realizar diversas adequações para voltar a operar, e ainda responderão a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 152,78, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

A subsecretária Maria do Carmo Leão destacou que a retirada de circulação de alimentos em condições sanitárias irregulares é uma medida essencial para evitar que produtos impróprios cheguem à mesa dos consumidores. “O consumo de carnes sem procedência, descongeladas de forma inadequada ou em contato com vísceras pode causar graves problemas de saúde, como intoxicações alimentares e infecções. Nossa fiscalização atua de forma rigorosa para garantir que a população tenha acesso a alimentos seguros e de qualidade”, afirmou.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria de Denúncias Sanitárias, nos números 0800 092 0123 (Disque Denúncia) e (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 16h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).

—– —— —- 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa