Prefeitura oferece credenciamento para estacionamento na abertura da operação ‘Virtude’
01/10/2025 13h38


Com a emissão de mais de 50 credenciais de estacionamento, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), participou, nesta quarta-feira, 1º/10, do lançamento da operação “Virtude”. A iniciativa nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater a violência contra a pessoa idosa. O evento ocorreu no Parque Municipal do Idoso (PMI), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, participou do lançamento e enalteceu os serviços oferecidos pelo instituto. “A Prefeitura de Manaus está garantindo à pessoa idosa e à pessoa com deficiência o direito ao estacionamento. Os motoristas precisam ter consciência de que idosos e pessoas com deficiência têm mobilidade reduzida e necessitam que seus direitos sejam respeitados. Trazer este serviço ao Parque do Idoso é aproximar ainda mais a prefeitura da comunidade”, disse.
Uma das idosas que solicitou a credencial de estacionamento, a aposentada Maria José Braga, de 67 anos, elogiou a iniciativa. “Foi muito bom, porque faço atividades aqui no parque e aproveitei para tirar logo a credencial. Utilizo o documento quando preciso estacionar em shoppings e supermercados. Para nós, idosos, isso facilita muito”, comentou.
Arnaldo Flores aproveitou a ocasião para destacar o início da emissão do cartão PassaFácil 60+, destinado aos idosos que desejam utilizar o benefício. “Este cartão é opcional e oferece aos idosos acesso ao transporte coletivo. Ao utilizá-lo, o idoso entra no veículo sem a necessidade de apresentar documentos, passando o cartão no validador para ter o acesso gratuito”, frisou.
O diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas da Silva, também destacou os serviços. “A administração municipal, por intermédio do IMMU, busca simplificar o acesso aos serviços para a população idosa. Reconhecendo a importância do respeito e da valorização aos idosos, a prefeitura demonstra seu apoio por meio da emissão dessas credenciais, que também são destinadas às Pessoas com Deficiência (PcDs). Além disso, o programa ‘Passa Fácil 60+’ representa um avanço significativo, uma iniciativa que visa facilitar o uso do transporte público para os idosos em Manaus”, frisou.
Credencial gratuita
Para obter a credencial que autoriza o estacionamento em vagas especiais, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado e cópia do RG e CPF. As pessoas com deficiência devem apresentar, além dos documentos acima, um laudo médico com diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista.
A credencial é gratuita e pode ser solicitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do IMMU, localizada na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul. O documento tem validade de cinco anos e é destinado a pessoas com 60 anos ou mais e a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
— — —
Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Valdo Leão / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCvUfL