Manaus terá aquário municipal com peixes amazônicos e rooftop com vista para o rio Negro

Por Prefeitura de Manaus

18/07/2025 20h10

Icone audio

A Prefeitura de Manaus vai construir o primeiro aquário municipal da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida, nesta sexta-feira, 18/7, por meio de vídeo publicado em suas redes sociais. O novo equipamento turístico será erguido na rua Visconde de Mauá, em frente ao porto de Manaus, como parte do programa “Nosso Centro”, que está revitalizando e reocupando o centro histórico com novos usos, atividades culturais e lazer.

Com cinco andares, o prédio terá dois níveis de estacionamento, dois andares destinados ao aquário com espécies amazônicas e um rooftop com vista privilegiada para o rio Negro, onde funcionará uma operação gastronômica. A previsão é que as obras tenham início ainda em 2025, após a conclusão dos estudos técnicos coordenados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“Manaus vai ganhar o seu aquário municipal. Estamos trazendo uma grande novidade para o Centro da cidade. A construção vai iniciar ainda este ano e vamos transformar esse espaço em um dos principais pontos turísticos da capital, com aquário, estacionamento e rooftop de frente para o rio Negro. É mais um passo para atrair mais gente, gerar emprego, movimentar a economia e valorizar nossa biodiversidade”, destacou o prefeito David Almeida no vídeo publicado nesta sexta-feira.

A proposta visa fortalecer a vocação turística e ambiental de Manaus, com foco na biodiversidade da Amazônia, conectando o novo equipamento ao conjunto de obras entregues no entorno, como o museu da Cidade, o Casarão Cassina, a praça Dom Pedro II e o mirante Lúcia Almeida.

“Por determinação do prefeito David Almeida, o Implurb está desenvolvendo os trabalhos iniciais do projeto do aquário de Manaus. Já fizemos visitas técnicas em aquários de referência no país e definimos o conceito da obra. A proposta se integra ao perímetro do Largo de São Vicente, unindo atrativos turísticos e equipamentos culturais que estão sendo revitalizados. É mais uma iniciativa para tornar o Centro um destino vibrante, acessível e conectado com a nossa identidade amazônica”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

O aquário municipal de Manaus será um novo marco arquitetônico e ambiental, reforçando o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento urbano sustentável, o turismo de experiência e a valorização do patrimônio natural e cultural da cidade.

— — —
Texto – Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito
Fotos – Divulgação/Implurb