Ouvidores-setoriais da prefeitura participam de treinamento para uso do Fala.BR
28/10/2024 20h45


A Prefeitura de Manaus, por meio da Ouvidoria-Geral do Município, promoveu, nesta terça, 13/8, treinamento operacional voltado aos ouvidores das pastas municipais que integram o Sistema Municipal de Ouvidorias (Sismouv). A capacitação aconteceu no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, no centro histórico da cidade.
O objetivo do treinamento operacional foi qualificar os ouvidores setoriais e seccionais do Sismouv para o uso do Fala.BR, plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O controlador-geral do município, Arnaldo Flores, destacou a importância do treinamento para aprimorar o atendimento ao usuário dos serviços públicos. “Este é mais um passo para aprimorar esse serviço, em dar qualidade de ouvidoria e de resposta ao cidadão que paga os impostos e merece bons serviços. O canal faz a ponte entre o cidadão e o poder público, a prefeitura. Esse treinamento visa qualificar ainda mais esses ouvidores para um bom atendimento ao cidadão”, explicou Flores.
A plataforma é um canal online e inteiramente gratuito, na qual o usuário pode cadastrar sua manifestação, acompanhar o encaminhamento e receber a resposta a sua demanda. As ouvidorias do sistema municipal também fazem o atendimento presencial às demandas da população nas sedes das suas respectivas pastas municipais.
O palestrante e representante da CGU, Waldemar Farias, falou da importância do uso da ferramenta pelos entes públicos. “O Fala.BR é uma plataforma nacional de ouvidoria e de acesso à informação, ao qual a prefeitura fez a adesão para a utilização desse sistema, sem nenhum custo. É usado pelos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. O grande diferencial é que eles conseguem tramitar essas manifestações e protocolos de ouvidoria entre si. A CGU disponibiliza de forma gratuita essa ferramenta a todos os entes que queiram usá-la”, informou.
Formato
A Ouvidora-Geral do Município, órgão integrante da estrutura da Controladoria-Geral do Município (CGM), atua como órgão central do Sismouv, recebe as demandas dos usuários através das ouvidorias setoriais e seccionais existentes nas 25 pastas da Prefeitura de Manaus, acompanha diariamente os índices de resolutividade e consolida essas informações por meio de relatórios mensais.
O ouvidor-geral da Prefeitura de Manaus, Leonel Feitoza, reforçou a importância das ouvidorias como ferramenta de resposta ao cidadão. “A Ouvidoria está recebendo todo suporte para se integrar à população, porque é na ouvidoria que o usuário vai buscar a resposta, orientação, se manifestar a respeito daquela demanda que ele precisa resolver”, disse.
Participando do treinamento, o ouvidor-setorial da Semasc, Afonso Gregório, ressaltou o quanto a qualificação é importante para os serviços de atendimento à população.
“Cada secretaria recebe, por meio do Fala.BR, as manifestações dos beneficiários, usuários dos serviços da Prefeitura de Manaus, e o fato de nós, servidores, sermos capacitados nessa plataforma, nos traz um melhor entendimento de como acolher essas manifestações dos cidadãos e entender o funcionamento dos órgãos da prefeitura no geral, porque assim saberemos para onde encaminhar essas demandas, sejam elas dentro da nossa própria secretaria em que somos ouvidores ou para outro órgão que faz parte do Sistema Municipal de Ouvidorias”, concluiu.
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Texto – Oliveira Junior / Ouvidoria-Geral do Município (CGM)
Fotos – Valdo Leão / Semcom