Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária nas zonas Oeste e Sul
23/09/2025 12h11


A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizou, na madrugada desta terça-feira, 23/09, uma ampla operação de sinalização viária nas zonas Oeste e Sul da capital. A ação, coordenada pela Diretoria de Engenharia e Sinalização Viária, teve como objetivo reforçar a segurança de motoristas e pedestres por meio da renovação e implantação de sinalização horizontal.
Na zona Oeste, as avenidas São Jorge e do Ipase, nos bairros São Jorge e Compensa, receberam faixas seccionadas, um tipo de sinalização horizontal composta por linhas tracejadas, utilizadas para orientar o fluxo de veículos e indicar onde é permitido realizar ultrapassagens com segurança.
Já no bairro Petrópolis, zona Sul, onze ruas foram atendidas com a implantação de faixas de pedestres, sinalização de “Pare” e linhas de retenção. Esses dispositivos são fundamentais para garantir a travessia segura de pedestres e a correta parada de veículos em cruzamentos e semáforos.
Ainda na zona Sul, o bairro Japiim recebeu atenção especial do IMMU, com mais de 20 vias contempladas com serviços de sinalização. As equipes atuaram durante a madrugada para evitar transtornos ao tráfego durante o dia.
De acordo com o diretor de sinalização viária do IMMU, Lucas Pimentel, o trabalho contínuo de sinalização nas vias da capital é essencial para a segurança no trânsito.
“A sinalização viária é uma ferramenta fundamental para organizar o tráfego e salvar vidas. Por isso, seguimos atuando de forma estratégica, priorizando áreas com grande circulação de veículos e pedestres”, afirmou o diretor.
O IMMU reforça que a manutenção da sinalização é uma das principais medidas de prevenção a acidentes e que a atuação durante o período noturno visa minimizar impactos no trânsito da cidade.
A Prefeitura de Manaus, por meio do IMMU, seguirá com o cronograma de revitalização da sinalização horizontal e vertical em diversos bairros, promovendo um trânsito mais seguro e eficiente para todos.
— — —
Texto e Fotos – Divulgação / IMMU