Prefeitura avança com nova etapa de revitalização da sinalização viária em Manaus

Por Prefeitura de Manaus

01/08/2025 15h01

Icone audio

A Prefeitura de Manaus intensifica as ações de ordenamento do trânsito com uma nova etapa do cronograma de revitalização da sinalização viária em bairros estratégicos das zonas Sul, Norte e Leste. A iniciativa, conduzida pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem como objetivo garantir mais segurança a pedestres e condutores, além de melhorar a fluidez nas vias da capital.

As intervenções incluem pinturas de faixas de pedestres, legendas “Pare”, marcas de canalização, linhas de retenção e indicações de sentido de circulação, itens essenciais para orientar o tráfego e reduzir o risco de acidentes.

Na zona Sul, os serviços alcançaram a rua Paranavaí e seus principais cruzamentos com as avenidas Crespo, Silves e ruas como Fernando Pessoa e Alonso Pineda, no bairro Raiz, onde há grande movimentação comercial e residencial. Ainda na região, melhorias foram realizadas na rua Delfim de Souza (Petrópolis), avenida Tefé (Cachoeirinha e Japiim), rua Marginal do 40 e avenida Manaus 2.000.

Na zona Norte, as ações se concentraram ao longo da avenida Torquato Tapajós, com destaque para os trechos em frente à escola municipal Vicente Cruz, hospital e pronto-socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, supermercados e centros comerciais no bairro Colônia Terra Nova. A avenida Curaçao, em frente ao Centro Educacional Maria Clara Araújo, no bairro Nova Cidade, também recebeu reforço na sinalização com faixa de pedestre e a legenda “Escola”.

“A sinalização bem feita é mais do que pintura no asfalto, ela orienta, organiza e protege. Cada faixa e legenda aplicada representa um passo a mais para um trânsito mais humano, seguro e eficiente em Manaus”, afirmou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.

As equipes também atuaram em cruzamentos sinalizados com semáforos na avenida Tefé, nos entroncamentos com as avenidas Borba, Maués e Urucará, onde foram aplicadas novas faixas de pedestres e linhas de retenção. A presença da sinalização horizontal em áreas escolares, comerciais e hospitalares proporciona mais segurança nas travessias e reforça o cuidado com a vida.

A Prefeitura de Manaus reforça que o investimento contínuo em sinalização viária contribui não apenas para a organização do tráfego, mas principalmente para a preservação de vidas. A mobilidade urbana da cidade segue avançando com responsabilidade, modernização e compromisso com quem vive e circula por Manaus todos os dias.

— — — 

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU