Prefeitura amplia sinalização viária e foca na preservação de vidas em Manaus
23/07/2025 14h00


Com o compromisso de tornar o trânsito mais seguro para todos, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou as ações de sinalização viária em mais de 80 vias distribuídas por todas as zonas da cidade.
As intervenções incluem faixas de pedestres, legendas de advertência como “Escola” e “Pare”, linhas de retenção, seccionadas, lombadas transversais e sinalizações verticais que proíbem manobras perigosas em cruzamentos estratégicos.
As ações contemplam, especialmente, áreas escolares e cruzamentos com grande fluxo de veículos e pedestres. No bairro Tarumã (zona Oeste), por exemplo, receberam nova sinalização a avenida Peixe Cavalo e rua Elisa Lispector, em frente às escolas Antônio Medeiros da Silva, Esmeralda Soares Neves e CMPM 3. Também foram contempladas ruas próximas a creches, como o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mary Assayag Hannan e a escola municipal João Aparecido Alves dos Santos.
Na zona Sul, os serviços chegaram às ruas São Benedito, Cariré, Teófilo Dias, Comandante Ferraz e Jorge Biváqua, próximas a escolas, como Adalberto Valle, João Valente, Ondina de Paula Ribeiro, Brigadeiro João Camarão e José Tavares de Macedo.
Já na zona Norte, bairros como Novo Aleixo, Novo Israel, Terra Nova e Cidade Nova foram atendidos com sinalização em vias, como Ciriaco, Ondas, Lírio Rosa, Andirá Açu e avenida Margarita.
A zona Leste também recebeu melhorias significativas, com sinalizações em pontos estratégicos dos bairros Jorge Teixeira e São José, como nas ruas Topázio, Pedra Mineira, Ônix, rua 28, Paracuuba e rua das Camélias, todas próximas a unidades escolares.
Nas áreas centrais e de grande fluxo, a prefeitura reforçou a sinalização em vias, como avenida Getúlio Vargas, rua 10 de Julho, avenida Tefé, Major Gabriel, Comendador Clementino e Joaquim Sarmento. Nessas localidades, foram instaladas placas de regulamentação, proibindo conversões à esquerda e reforçando o ordenamento viário.
“Essas ações fazem parte de um planejamento estratégico e técnico que prioriza a vida. Cada faixa, cada placa instalada é pensada para garantir segurança, especialmente em áreas escolares e cruzamentos que, historicamente, apresentam risco. Nosso objetivo é claro: reduzir acidentes e preservar vidas”, destacou o diretor de Engenharia do IMMU, engenheiro Uarodi Guedes.
As equipes técnicas do IMMU seguem atuando em campo de forma permanente, com base em análises do setor de engenharia com vistorias de rotina e solicitações da população. A prefeitura reforça, ainda, que as denúncias e pedidos de melhorias podem ser encaminhados via 0800 092 1188 ou pelas redes sociais do IMMU.
A ação faz parte de um pacote de medidas para melhorar a mobilidade urbana da capital, unindo engenharia, fiscalização e educação para o trânsito, sempre com foco na preservação da vida.
— — —
Texto – Marcelo Lima / IMMU
Fotos – Divulgação / IMMU