Prefeitura de Manaus realiza atualização no sistema de atendimento móvel para modernizar atuação da Defesa Civil

Por Prefeitura de Manaus

09/05/2025 17h10

Icone audio


A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), iniciou, nesta sexta-feira, 9/5, os testes de atualização tecnológica na ferramenta Mobile, uma extensão do sistema de atendimento e despacho do CCC, que agora permite o registro de abertura e encerramento de ocorrências diretamente no local, de forma on-line e integrada.

Com essa modernização, as equipes da Defesa Civil passam a ter mais mobilidade e agilidade no atendimento. O sistema está sendo operado em dispositivo móvel, possibilitando que os agentes coletem dados das famílias afetadas, registrem imagens, detalhes técnicos e concluam o atendimento sem a necessidade de retornar à sede para alimentar o sistema. Tudo é sincronizado em tempo real com a central do CCC.

A iniciativa representa um avanço significativo no fluxo de resposta a desastres e situações de risco. Antes, as informações das ocorrências eram encaminhadas para a central, para só depois serem repassadas às equipes de campo. Agora, com o uso do Mobile, esse processo se torna mais ágil, preciso e eficaz.

Segundo o superintendente do Centro de Cooperação da Cidade, Sandro Diz, a ferramenta vai otimizar ainda mais a atuação da Defesa Civil.

“Estamos testando hoje uma atualização que vai permitir à Defesa Civil atuar de forma ainda mais ágil e eficiente. Com o novo sistema, o agente já registra todas as informações diretamente no local da ocorrência, o que agiliza a resposta e melhora a qualidade dos dados. É mais uma inovação que reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com a proteção da nossa população, principalmente nas situações mais críticas”, destacou.

Atendimento

Durante o dia, as equipes da Defesa Civil, realizam testes práticos incluindo ocorrências reais, como a da moradora Soraya Cunha Paiva, 57 anos, residente do bairro Cidade Nova, zona norte. Ela entrou em contato com a Defesa Civil na quinta-feira, 8, para relatar uma infiltração grave em sua residência, com risco de desabamento. Em menos de 24 horas, a equipe técnica esteve no local para prestar atendimento.

A moradora ficou surpresa com a rapidez no atendimento e fez questão de agradecer. “Fiz a ligação ontem e hoje já fui atendida. Agradeço a agilidade, a rapidez com que a Defesa Civil agiu. Em menos de 24 horas, já estavam na minha casa avaliando a situação. Me senti acolhida e segura com a resposta imediata”.

— — —
Texto – Fábia Lima /CCC
Fotos –  Divulgação /CCC