Prefeitura de Manaus intensifica recuperação de galeria subterrânea no bairro Alvorada

Por Prefeitura de Manaus

17/07/2025 13h13

Icone audio
Recuperação #paratodosverem – Equipe da Seminf realizando a recuperação de galeria subterrânea no bairro Alvorada

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica as ações de manutenção em redes de drenagem profunda no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da capital. Nesta quinta-feira, 17/7, as frentes de obra atuam em pontos estratégicos da região com serviços fundamentais para garantir o escoamento eficiente das águas das chuvas e prevenir alagamentos.

Conforme a diretriz do prefeito David Almeida, a prefeitura vem avançando com obras estruturantes que impactam diretamente na segurança e bem-estar da população. “Na Seminf, priorizamos a recuperação das redes de drenagem porque sabemos o quanto os alagamentos afetam a vida dos nossos moradores. Esse é um trabalho que salva vidas e protege a cidade”, destacou o prefeito em exercício e titular da Seminf, Renato Junior.

Na rua da Prosperidade, esquina com a rua 17, os trabalhos se concentram na substituição de seis tubos da galeria subterrânea, que estavam comprometidos pelo desgaste do tempo. Com auxílio de uma retroescavadeira, a equipe realiza a escavação da área, a remoção da tubulação antiga e, posteriormente, a recuperação da caixa coletora que conecta o sistema de drenagem.

Paralelamente, outra equipe atua na manutenção da rede profunda entre as ruas Pirabas e Alvarães, também no Alvorada. O serviço inclui a troca de tubos danificados por novos de concreto armado, mais resistentes ao fluxo intenso das águas pluviais.

A Seminf tem ampliado o ritmo das obras de drenagem desde o término do período chuvoso, como parte de uma estratégia para reforçar a infraestrutura da cidade e evitar transtornos típicos do inverno amazônico. A atuação contínua e preventiva da Prefeitura de Manaus tem sido essencial para garantir mobilidade urbana e qualidade de vida à população.

— — —

Texto – Eduarda Lira/Seminf

Fotos – Divulgação/Seminf