Ageman acompanha Plano de Ação da concessionária de água para o período da estiagem
28/10/2024 13h04


Técnicos e gestores da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) estão acompanhando as ações que a concessionária Águas de Manaus têm realizado, a fim de preparar o sistema público de abastecimento para o período da estiagem deste ano.
As principais ações estão ocorrendo no complexo Ponta do Ismael, localizado no bairro Compensa, zona Oeste da capital. A estrutura, que reúne a captação e as Estações de Tratamento de Água 1 e 2, é responsável por levar água tratada para 70% dos bairros de Manaus.
Obras civis, reforço nas instalações elétricas, implantação de bombas, interligações de sistemas e manobras hidráulicas são alguns dos serviços que estão sendo executados pelas equipes da concessionária Águas de Manaus, que já investiu aproximadamente R$ 9 milhões na execução dos trabalhos.

As ações seguem o plano operacional adotado pela empresa em 2023, quando o rio Negro registrou a maior vazante dos últimos 120 anos.
“É muito importante que a concessionária se antecipe ao que poderá ocorrer com relação a estiagem. Estamos acompanhando todas as ações e também monitorando o nível do rio Negro como forma de avaliar os procedimentos que precisarão ser tomados, caso a estiagem severa se confirme realmente conforme as autoridades climáticas estão prevendo, pois a água é essencial e não mediremos esforços para garantir a continuidade do abastecimento, mesmo em situações adversas”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.
Todas as ações estão sendo coordenadas pela Gerência de Operações da Águas de Manaus. Atualmente, o abastecimento de água se encontra universalizado na capital amazonense, alcançando mais de dois milhões de pessoas.

— — —
Texto e fotos – Tereza Teófilo/Ageman