Prefeitura e Polícia Militar firmam parceria com projeto ‘Escola Segura, Escola Cidadã’

Por Prefeitura de Manaus

20/03/2018 17h24

Icone audio

O projeto “Escola Segura, Escola Cidadã”, realizado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Polícia Militar do Estado do Amazonas, com o intuito de melhorar a segurança no entorno das unidades educacionais de ensino público, foi apresentado nessa terça-feira, 20/3, a gestores de escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade. O encontro aconteceu no auditório da Semed, na zona Centro-Sul.

 

A parceria entre a Semed e a Polícia Militar já existia anteriormente, mas em ações isoladas e, a partir de agora, serão coordenadas pelas duas instituições, ficando mais fácil avaliar o resultado das ações e elaborar estratégias para operar em situações mais delicadas.

 

Entre as ações planejadas pela força de segurança, estão o policiamento nas proximidades das escolas, por meio do Ponto de Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV) e realização de barreiras também nos arredores das unidades.

 

Por sua vez, as escolas devem realizar palestras de orientação aos alunos e pais com temas que envolvem aspectos da segurança pública, além de promover atividades esportivas, envolvendo escola e comunidade.

 

Para a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, a parceria com a Polícia Militar será uma possibilidade de se criar espaços educativos, que vão além dos muros da escola e alcancem toda a comunidade.

 

“Realizamos esse projeto de forma coletiva e vamos implantar de forma piloto na zona Norte, mas com planejamento para toda a rede. A gente vai começar devagar para que a partir do resultado a gente possa aprimorar o projeto”, informa Trajano.

 

Para o tenente-coronel Wirley Abdala, chefe do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), o encontro foi positivo por proporcionar o contato mais próximo com os gestores. “Realmente é muito produtivo ouvir a realidade dos gestores. O projeto vai começar experimentalmente na zona Norte, mas o objetivo é ser realizado em outras localidades. Temos certeza que vamos conseguir ótimos resultados”, pontua Abdala.

 

A Semed conta com o trabalho do Centro de Operações de Segurança Escolar (Cose), atuando na segurança patrimonial das unidades, monitorando por meio de câmeras e sistema de alarme e enviando equipes de apoio quando necessário. O subsecretário de Infraestrutura e Logística (Infralog), Thiago Balbi, conta que, com a parceria, será feita a integração das informações captadas pelos dois sistemas.

 

“O Cose sempre trabalhou com o sistema de segurança e com esse novo projeto, vamos aproximar mais a segurança privada e a pública. Temos certeza que o nosso serviço de segurança vai ser potencializado, aumentando a segurança dos nossos professores, diretores, alunos e responsáveis”, destaca Balbi.

 

Os gestores se mostraram satisfeitos com a proposta, como foi o caso da diretora da Escola Municipal Aderson Pereira Dutra, situada no bairro Amazonino Mendes, Simone Brelaz, que destaca que a insegurança atrapalha no desempenho escolar. “Todos os conflitos que acontecem na região afetam os alunos com a evasão, o baixo rendimento e esse projeto só tende a somar ao trabalho que desenvolvemos para melhorar nossos índices”, avalia.

 

Texto: Alexandre Abreu / Semed

Fotos: Cleomir Santos / Semed